Verão chega na 3ª feira com previsão de chuva abaixo da média em MS
O tempo mais seco vai se refletir na umidade relativa do ar, que pode cair a 30%
O verão, estação que chega a Mato Grosso do Sul às 11h59 da próxima terça-feira (dia 21), tem previsão de chuvas abaixo da média. Na nova estação, a influência é do La Niña (resfriamento das águas do Oceano Pacífico), que tende a manter as chuvas irregulares, mal distribuídas do meio para o fim do verão, com valores abaixo da média histórica.
Os dados são de prognóstico divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão, com base estatística do laboratório da Uniderp.
Conforme o diagnóstico, que pode refletir 70% da realidade, os municípios de Chapadão do Sul, Camapuã, Bandeirantes, Costa Rica e São Gabriel terão volume de chuva abaixo da média.
Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Ponta Porã, Bonito, Jardim e Porto Murtinho ficarão dentro da média de chuva esperada.
Em fevereiro, as chuvas serão mais frequentes entre Costa Rica, Chapadão do Sul e Três Lagoas, na região Leste de MS. O volume seguirá em redução entre Campo Grande, Maracaju, Dourados, Ponta Porã e Amambai até o fim de março. Portanto, as chuvas mensais ficarão muito abaixo da média no centro-sul e sudeste do Estado.
Em relação às temperaturas, o prognóstico aponta que a média para o verão em todo o Estado ficará entre 25ºC e 26ºC. Nos dias mais quentes, a previsão é de 36ºC. O tempo seco vai se refletir na umidade relativa do ar, que pode cair a 30% (metade dos 60% recomendados para a saúde).