ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 27º

Política

Ação conjunta foi crucial no combate a incêndios do Pantanal, diz Riedel

Durante o evento de abertura do G20, o governador de falou sobre enfrentamento às mudanças climáticas

Por Gustavo Bonotto | 15/11/2024 19:31
O governador Eduardo Riedel (PSDB), durante fórum da Urban 20 que debateu enfrentamento climático no Brasil. (Foto: Bruno Chaves/Asscom)
O governador Eduardo Riedel (PSDB), durante fórum da Urban 20 que debateu enfrentamento climático no Brasil. (Foto: Bruno Chaves/Asscom)

O enfrentamento às mudanças climáticas e  a importância de uma governança colaborativa entre os diferentes níveis de governo foram destaque no discurso do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) na Urban 20, evento que reuniu prefeitos e líderes globais  e abre a agenda do G20 no Brasil. O tucano foi escolhido para todos os governadores do Brasil.

Durante sua fala, Riedel ressaltou o trabalho conjunto para mitigar os impactos das queimadas no Pantanal. Segundo ele, a articulação entre União, estados e os 12 municípios da região foi crucial para evitar uma catástrofe ainda maior.

"As condições de 2024 eram muito piores do que as condições de 2020, que fez naquele bioma o maior incêndio da história do Pantanal, com 3 milhões de hectares. E neste ano de 2024 com toda a condição, pior ainda do que a de 2020, nós conseguimos mitigar e minimizar os problemas ali ocorridos, com governança multinível”, disse o governador.

Ele ainda agradeceu ao esforço integrado do Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Ibama e brigadistas para combater o fogo, apontando que o objetivo comum foi fundamental para os resultados alcançados.

Riedel também apresentou o programa "Roadmap Estado Carbono Neutro", lançado em 2024 no Mato Grosso do Sul. A iniciativa mapeia as necessidades climáticas de cada município, abordando questões como infraestrutura, transporte e ocupação do solo, com o objetivo de torná-los carbono neutro até 2025. Até o momento, 2/3 dos municípios do estado já aderiram ao programa, que será detalhado no II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, previsto para novembro.

O governador explicou que o programa é parte de um esforço mais amplo para colocar as mudanças climáticas no centro da agenda governamental e institucionalizar uma governança colaborativa, assegurando recursos para a implementação de políticas. Ele mencionou que as ações já em curso buscam apoiar os municípios e integrar as iniciativas estaduais e federais para soluções eficazes.

U20 - O Urban 20 marcou o início das discussões do G20 no Brasil, que culminarão na Cúpula de Líderes nos dias 18 e 19 de novembro, também no Rio de Janeiro. Entre os temas centrais estão inclusão social e transições energéticas.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias