ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Política

Ao lado de Puccinelli, Reinaldo inaugura Bioparque Pantanal após 11 anos

Disputa política não influenciou e até secretário Riedel ressaltou projeto lançado pelo emedebista

Adriel Mattos e Aline dos Santos | 28/03/2022 11:53
André Puccinelli e Reinaldo Azambuja, ex e atual governadores, conheceram Bioparque lado a lado. (Fotos: Henrique Kawaminami)
André Puccinelli e Reinaldo Azambuja, ex e atual governadores, conheceram Bioparque lado a lado. (Fotos: Henrique Kawaminami)

Às 10h25 desta segunda-feira, 28 de março de 2022, o governo de Mato Grosso do Sul inaugurou oficialmente o Bioparque Pantanal. O projeto foi lançado há 11 anos como Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB). Parado, foi entregue para Reinaldo Azambuja (PSDB), já como Aquário do Pantanal.

Coube ao tucano enfrentar os percalços jurídicos e retomar a obra, que virou motivo até de piada. No discurso, o atual governador lembrou da atuação do Poder Judiciário.

“Quero aqui agradecer a parceria com o TCE [Tribunal de Contas do Estado], Ministério Público [do Estado] e do Tribunal de Justiça. E homenagear Ruy Ohtake, o arquiteto que projetou tudo e nos deixou no ano passado. Ficará em nossas memórias”, afirmou Reinaldo.

O chefe do Executivo estadual fez questão de ressaltar que apenas 40% dos tanques foram povoados, trabalho que será concluído em seis meses. “Temos 220 espécies de peixes, sendo 151 do Pantanal, 15 da Amazônia, 14 da África e outros da Oceania e América Central. São 73 tanques e 40% estão povoados. Vamos estar com 100% em seis meses, porque precisamos respeitar o processo de maturação e evitar que os peixes morram”, justificou.

Reinaldo discursou no auditório de 250 pessoas, entre políticos e convidados.
Reinaldo discursou no auditório de 250 pessoas, entre políticos e convidados.

Antes de Reinaldo, falou o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel. Prestes a deixar o cargo para disputar a Governadoria, ele fez questão de elogiar Puccinelli e o vice-governador Murilo Zauith (União), que o antecedeu na pasta e retomou a obra.

“Após a liberação, foi o vice-governador Murilo que retomou os trabalhos, iniciados pela equipe do André. Hoje, esse projeto se torna realidade neste governo”, frisou.

Falando pela bancada federal, a senadora Simone Tebet (MDB) diz que fez uma reflexão ao chegar ao Bioparque. “Não tem como não imaginar que o aquário tenha um significado. Foi feito pelas mãos dos homens, mas acolhe a natureza. Hoje, devemos fazer mais pelo meio ambiente”, pontuou.

Pelos deputados estaduais, o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), exaltou Reinaldo por ter convidado Puccinelli, mesmo que ele seja rival de Riedel na disputa pelo governo.

“É um momento de muito orgulho. O governador Reinaldo se mostra um estadista ao convidar o André”, comentou.

Puccinelli abriu a série de discursos e fez questão de ressaltar que o seu sucessor inaugurou a obra. “Esta é uma vitória de dois governos. Mostramos aqui que somos apenas adversários políticos, mas não inimigos. É o momento de virar a página desta obra que eleva o orgulho do sul-mato-grossense”, afirmou.

Após a solenidade, Reinaldo fez o descerramento da placa e acompanhou Puccinelli em um tour pelo Bioparque. A partir de maio, o público em geral poderá agendar visitas gratuitas, por meio de um site.

Reinaldo mostrou a Puccinelli vários tanques do Bioparque.
Reinaldo mostrou a Puccinelli vários tanques do Bioparque.


Nos siga no Google Notícias