ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 26º

Política

Ao lado de Puccinelli, Reinaldo inaugura Bioparque Pantanal após 11 anos

Disputa política não influenciou e até secretário Riedel ressaltou projeto lançado pelo emedebista

Adriel Mattos e Aline dos Santos | 28/03/2022 11:53
André Puccinelli e Reinaldo Azambuja, ex e atual governadores, conheceram Bioparque lado a lado. (Fotos: Henrique Kawaminami)
André Puccinelli e Reinaldo Azambuja, ex e atual governadores, conheceram Bioparque lado a lado. (Fotos: Henrique Kawaminami)

Às 10h25 desta segunda-feira, 28 de março de 2022, o governo de Mato Grosso do Sul inaugurou oficialmente o Bioparque Pantanal. O projeto foi lançado há 11 anos como Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB). Parado, foi entregue para Reinaldo Azambuja (PSDB), já como Aquário do Pantanal.

Coube ao tucano enfrentar os percalços jurídicos e retomar a obra, que virou motivo até de piada. No discurso, o atual governador lembrou da atuação do Poder Judiciário.

“Quero aqui agradecer a parceria com o TCE [Tribunal de Contas do Estado], Ministério Público [do Estado] e do Tribunal de Justiça. E homenagear Ruy Ohtake, o arquiteto que projetou tudo e nos deixou no ano passado. Ficará em nossas memórias”, afirmou Reinaldo.

O chefe do Executivo estadual fez questão de ressaltar que apenas 40% dos tanques foram povoados, trabalho que será concluído em seis meses. “Temos 220 espécies de peixes, sendo 151 do Pantanal, 15 da Amazônia, 14 da África e outros da Oceania e América Central. São 73 tanques e 40% estão povoados. Vamos estar com 100% em seis meses, porque precisamos respeitar o processo de maturação e evitar que os peixes morram”, justificou.

Reinaldo discursou no auditório de 250 pessoas, entre políticos e convidados.
Reinaldo discursou no auditório de 250 pessoas, entre políticos e convidados.

Antes de Reinaldo, falou o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel. Prestes a deixar o cargo para disputar a Governadoria, ele fez questão de elogiar Puccinelli e o vice-governador Murilo Zauith (União), que o antecedeu na pasta e retomou a obra.

“Após a liberação, foi o vice-governador Murilo que retomou os trabalhos, iniciados pela equipe do André. Hoje, esse projeto se torna realidade neste governo”, frisou.

Falando pela bancada federal, a senadora Simone Tebet (MDB) diz que fez uma reflexão ao chegar ao Bioparque. “Não tem como não imaginar que o aquário tenha um significado. Foi feito pelas mãos dos homens, mas acolhe a natureza. Hoje, devemos fazer mais pelo meio ambiente”, pontuou.

Pelos deputados estaduais, o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), exaltou Reinaldo por ter convidado Puccinelli, mesmo que ele seja rival de Riedel na disputa pelo governo.

“É um momento de muito orgulho. O governador Reinaldo se mostra um estadista ao convidar o André”, comentou.

Puccinelli abriu a série de discursos e fez questão de ressaltar que o seu sucessor inaugurou a obra. “Esta é uma vitória de dois governos. Mostramos aqui que somos apenas adversários políticos, mas não inimigos. É o momento de virar a página desta obra que eleva o orgulho do sul-mato-grossense”, afirmou.

Após a solenidade, Reinaldo fez o descerramento da placa e acompanhou Puccinelli em um tour pelo Bioparque. A partir de maio, o público em geral poderá agendar visitas gratuitas, por meio de um site.

Reinaldo mostrou a Puccinelli vários tanques do Bioparque.
Reinaldo mostrou a Puccinelli vários tanques do Bioparque.


Nos siga no Google Notícias