Após 4h em MS, Lula embarca para compromisso em São Paulo
Presidente seguiu para SP, onde inaugura nova sede de fabricantes de veículos automotores
A primeira visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Mato Grosso do Sul em mais de uma década durou cerca de 4 horas. O avião presidencial partiu da Base Aérea de Campo Grande por volta das 13h30 desta sexta-feira (12) com destino a São Paulo, onde o presidente participaria da inauguração da nova sede da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
A comitiva presidencial desembarcou na Capital por volta das 9h30 e seguiu diretamente para a fábrica da produtora multinacional de alimentos JBS, localizada na BR-060, saída para Sidrolândia. O trajeto durou aproximadamente 30 minutos.
Na unidade, o presidente fez um “tour” pela linha de produção, cumprimentou e abraçou funcionários acompanhado do governador Eduardo Riedel (PSDB), do embaixador chinês Zhu Qingqiao e dos presidentes da JBS, Wesley e Joesley Batista. Em seguida, carimbou uma peça de picanha e selou o embarque do primeiro carregamento de carne bovina que será exportado de Mato Grosso do Sul para a China.
Durante seu discurso para as autoridades e mais de 3.000 convidados, Lula destacou a importância da parceria com o país asiático que vai receber a proteína sul-mato-grossense nos próximos dias.
“Essa é uma homenagem que a China faz para o Brasil exportar. Vamos mostrar para o Xi Jinping o povo batendo palma no dia que estamos embarcando a carne, que daqui alguns dias, essa carne que colocamos a mão vai ter muito chinês comendo”, destacou.
O presidente fez questão de enfatizar a importância das viagens internacionais no início do mandato, que resultaram na negociação comercial. “Ano passado foi a mais extraordinária do meu governo, fomos recebidos com muito carinho pelo governo chinês e em novembro está confirmado o Xi Jinping no Brasil”, completou.
Fãs – O vidraceiro Eneias Araújo Gonçalves, 60 anos, ficou de prontidão com a esposa em frente à Base Aérea de Campo Grande para acompanhar a chegada e a partida do presidente. Ele conta que é a terceira vez que presencia a vinda do presidente a Campo Grande.
“Viemos aqui prestigiar o evento. O presidente veio trazer mais uma ação boa, que é vender carne pro resto do mundo, isso é que o Brasil precisa, o Brasil é um celeiro mundial de comida e agricultura e tudo. Infelizmente não conseguimos vê-lo, mas oportunidade vai ter outra e a gente vai conseguir vê-lo novamente, se Deus quiser. Vamos vender comida, que é o que o Brasil precisa e o Brasil tem a oferecer pro mundo”, frisou o vidraceiro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.