ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUARTA  02    CAMPO GRANDE 35º

Política

Carbono zero até 2032 e queda de 4ºC em 8 anos estão em planos de candidatos

Cada candidato apresenta uma visão distinta para lidar com as mudanças climáticas e a arborização da Capital

Por Gabriela Couto | 01/10/2024 17:53
Árvores históricas no canteiro da Avenida Mato Grosso, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami) 
Árvores históricas no canteiro da Avenida Mato Grosso, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Em meio às crescentes ondas de calor provocadas pelas mudanças climáticas, os candidatos à Prefeitura de Campo Grande apresentam propostas para enfrentar esses desafios ambientais e melhorar a qualidade de vida na capital sul-mato-grossense. Confira os principais projetos de cada um:

Beto Figueiró (Novo) - O candidato propõe o redesenho dos Programas de Parceria Verde para torná-los mais atraentes a empresas patrocinadoras, além de uma política pública robusta de arborização.

Figueiró pretende replantar árvores em vias públicas e canteiros, priorizando espécies nativas e regionais, como ipês e paineiras, para fortalecer a identidade local e criar novos pontos turísticos. A criação de um grande bosque com árvores simbólicas da região é uma das principais apostas de Figueiró, visando integrar a tradição das floradas à paisagem urbana e promover o turismo sustentável.

Luso de Queiroz (PSOL) - Com um plano focado no cumprimento do Plano Diretor, Luso de Queiroz promete rearborizar ruas, bairros, praças e áreas de preservação, com a meta ambiciosa de plantar dois milhões de árvores nativas até o fim de seu mandato. O objetivo é reduzir em até 4°C a temperatura urbana nos próximos oito anos, combatendo os efeitos das ondas de calor. A proposta envolve a participação da sociedade, que será incentivada a colaborar ativamente no plantio.

Camila Jara (PT) - A petista tem como meta transformar Campo Grande em uma cidade Carbono Neutro até 2032, com ações inspiradas em cidades como Copenhague e Oslo. Entre as iniciativas, está a criação de parques lineares interligando o centro às periferias, promovendo espaços de lazer e preservação ambiental.

Além disso, Jara planeja implementar o Selo Verde para certificar empresas sustentáveis e incentivar a adoção de práticas como Agricultura de Precisão e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) nas fazendas da região. A candidata também pretende fortalecer políticas de recuperação de áreas degradadas, ampliando a cobertura vegetal da cidade.

Beto Pereira (PSDB) - O tucano propõe ampliar as áreas verdes de Campo Grande e criar mais parques urbanos como uma estratégia para reduzir a retenção de calor. A prioridade será o plantio de árvores em regiões com baixo índice de cobertura vegetal, com foco em espécies nativas. Além disso, Pereira pretende promover ações educativas para incentivar o uso racional de água e energia durante períodos críticos, buscando um engajamento ativo da população em práticas sustentáveis.

Distribuição de mudas de árvores frutíferas na Avenida Afonso Pena, realizada todos os anos para celebrar o Dia da Árvore (Foto: Arquivo/Alex Machado) 
Distribuição de mudas de árvores frutíferas na Avenida Afonso Pena, realizada todos os anos para celebrar o Dia da Árvore (Foto: Arquivo/Alex Machado)

Rose Modesto (União) - A candidata coloca como prioridade o cumprimento do Plano Municipal de Arborização Urbana. Para isso, propõe revitalizar e ampliar o viveiro de árvores da cidade, com investimento inicial de R$ 1 milhão para aumentar a produção e o plantio de árvores. Sua estratégia de arborização começará nas beiras de córregos e ilhas de calor, buscando reduzir as temperaturas nessas áreas.

Rose também planeja projetos de educação ambiental para conscientizar a população sobre o consumo consciente e o descarte correto de resíduos. A revitalização de praças e parques, com foco na arborização, também faz parte de seu plano para melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar social.

Adriane Lopes (PP) - A atual prefeita Adriane Lopes aposta em soluções baseadas na natureza para combater as ondas de calor, como a criação de corredores verdes e parques lineares com sistemas de drenagem verde. Um exemplo é o Parque dos Ipês, que integrará tecnologias de biofiltração para melhorar a gestão hídrica.

A candidata também se compromete a implementar a Regra 3-30-300, que visa garantir que cada cidadão consiga ver ao menos três árvores de qualquer ponto da cidade, que haja 30% de cobertura arbórea em todos os bairros e que ninguém more a mais de 300 metros de um parque ou área verde. Com essa abordagem, Campo Grande se tornaria pioneira no Brasil na aplicação desse indicador internacional de sustentabilidade urbana.

O candidato a prefeito Ubirajara Martins (DC) não apresentou o plano de arborização para a Capital.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias