Compra de voto e propaganda irregular lideram ranking de denúncias no TRE
Justiça Eleitoral tem sistema online para registro de reclamação
Compra de votos, arrecadação e gastos ilícitos lideram o ranking de denúncias no sistema online de reclamações do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Foram 1.060 registros nos 2 meses e 10 dias de campanha, incluindo os dois turnos das eleições.
Ao todo, foram 299 denúncias de compra de votos, arrecadação ou gastos ilícitos em campanha e condutas proibidas para agentes públicos. O sistema online não dá detalhes, nem permite o livre acesso, somente de quem registrou a reclamação, para poder acompanhá-la.
Em segundo lugar, propaganda eleitoral por mensagens eletrônicas e telemarketing, que soma 259. Na sequência, a maior queixa acontece em relação à propaganda em bens de uso comum, como cinemas, lojas, centros comerciais, etc. Foram 127.
A maior parte das denúncias se concentra em Campo Grande, com 366, também porque a Capital vive segundo turno das eleições. Naviraí e Dourados vem na sequência, com 65 e 50 denúncias.
Nos primeiros dias de campanha eleitoral, ainda em agosto e meados de setembro, a principal denúncia eram as mensagens eletrônicas, situação que mudou agora na reta final. No primeiro turno, a internet foi a principal vilã.