Confira o que cada candidato vai falar no 1º dia de propaganda eleitoral na TV
Estreia terá classica mensagem de feliz aniversário a Campo Grande e debate de problemas e soluções do Estado
“Interrompemos a nossa programação para a transmissão da propaganda eleitoral gratuita”. Sim, a frase que deixa muitos cidadãos irritados começa a invadir os televisores e rádios de toda a população nesta sexta-feira (26). E para o primeiro programa veiculado para todo o Estado, os candidatos a governo prometem entregar mensagens diferentes aos eleitores.
A reportagem foi atrás das equipes de comunicação das campanhas eleitorais para antecipar ao leitor do Campo Grande News o que esperar desse começo de divulgação em massa dos projetos dos candidatos. (Confira abaixo os dias e horários que eles estarão dentro da programação local).
A única que optou por não divulgar o tema inaugural do programa eleitoral foi a candidata Rose Modesto (União Brasil), como forma de estratégia contra seus adversários. A postulante ao governo estadual terá o segundo maior tempo de propaganda, com 2 minutos e 3 segundos.
Já a federação Brasil de Esperança Fé Brasil (PT, PC do B e PV) de Giselle Marques vai usar o seu 1 minuto e 24 segundos para fazer a apresentação da história de vida da militante do partido e também uma mensagem de aniversário aos 123 anos de Campo Grande celebrados amanhã.
Com 59 segundos, a coligação Ao Trabalho De Novo, Com A Força Do Povo (DC, MDB e SOLIDARIEDADE) de André Puccinelli vai apresentar o que o ex-governador já fez pelo Estado e as propostas para solucionar os problemas de Mato Grosso do Sul.
A equipe do candidato da coligação Muda MS (PATRIOTA,PSC, PSD e PTB) de Marquinhos Trad optou por estrear no tempo de 1 minuto e 14 segundos um cenário atual do Estado e a vontade de mudança do candidato, bem como os caminhos para promover essas melhorias que fazem parte do plano de governo.
Com maior tempo dentro os sete que terão oportunidade de aparecer, a coligação Trabalhando Por Um Novo Futuro (PDT, PL, PP, PSB, PSDB, CIDADANIA e REPUBLICANOS) de Eduardo Riedel terá 3 minutos e 41 segundos de propaganda.
“No nosso primeiro programa quero dizer à população sul-mato-grossense quem eu sou, o que penso, o que desejo para o nosso Estado. Nossos programas serão respostas aos anseios dos sul-mato-grossenses, compromissos com as suas esperanças por um futuro melhor. Mas, mais importante que isso, serão o resultado direto de muita conversa com a sociedade, de muitas demandas e sonhos recebidos nas minhas andanças pelos 79 municípios do Mato Grosso do Sul. Por isso, nossos planos para o Estado estão calcados na construção de uma gestão mais moderna, mais eficiente e próxima da população”, explicou Riedel.
Com 20 segundos do tempo total, a Federação PSOL REDE de Adonis Marcos vai tentar otimizar o espaço. Se aproveitando por ser o primeiro a aparecer na ordem de propagandas ao governo, Adonis vai se apresentar de forma objetiva, dizendo que a campanha dele "é um contraponto às campanhas milionárias que vão passar a seguir”.
O encerramento será com o a coligação Mudança de Verdade (AVANTE e PRTB). O candidato Capitão Contar terá 16 segundos e por isso optou por convocar os telespectadores e ouvintes a acompanhar suas propostas nas redes sociais.
O candidato ao governo pelo PCO Magno Souza ficou de fora do plano de mídia das eleições por conta da nova regra eleitoral da cláusula de barreira, por representarem partidos com baixo percentual de votos nas eleições anteriores.
Horários - Conforme determinação do juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Wagner Mansur Saad, as emissoras de rádio e de televisão terão que veicular a propaganda eleitoral gratuita no período de 26 de agosto a 29 de setembro de 2022 em rede.
As peças dos candidatos serão veiculadas de segunda a sábado, com um bloco à tarde e outro à noite, ambos com a mesma duração, sendo 12 minutos e 30 segundos para candidatos a deputado federal, 10 minutos para deputados estaduais, 5 minutos para senadores e 10 minutos para os candidatos ao governo.
Para a eleição de presidente da República, as publicações serão às terças e quintas-feiras e aos sábados das 6h às 6h12 e das 11h às 11h12 na rádio e das 12h às 12h12 e das 19h30 às 19h42, na televisão. Todos os horários são de Mato Grosso do Sul.
Na eleição para o cargo de deputado federal, as veiculações às terças e quintas-feiras e aos sábados: das 6h12 às 6h25 e das 11h12 às 11h25, na rádio. Já na televisão, os candidatos vão aparecer das 12h12 às 12h25 e das 19h42m às 19h55, na televisão.
Para as eleições ao cargo de senador, às segundas, quartas e sextas-feiras os nomes serão apresentados na rádio das 6h às 6h05 e das 11h às 11h05. As imagens serão publicadas na televisão das 12h às 12h05 e das 19h30 às 19h35
Os candidatos a eleição para o cargo de deputado estadual vão ter suas vozes veiculadas na rádio nas segundas, quartas e sextas-feiras das 6h05 às 6h15 e das 11h05 às 11h15. A imagem na televisão será das 12h05 às 12h15 e das 19h35 às 19h45. Os candidatos ao governo vão passar no rádio às segundas, quartas e sextas-feiras das 6h15 às 6h25 e das 11h15 às 11h25 e na televisão das 12h15 às 12h25 e das 19h45 às 19h55.
As emissoras de rádio e de televisão reservarão, ainda, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita em inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido político, da federação ou da coligação, assinadas obrigatoriamente pelo partido político, pela federação ou pela coligação e distribuídas, ao longo da programação veiculada entre as 5h e as 24h.
A ordem de veiculação da propaganda para o primeiro dia do horário eleitoral foi definida conforme o registro de candidatura de cada coligação, conforme definição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Nos dias seguintes, tem início um rodízio, em que o último partido veiculado no dia anterior passa a ser o primeiro do dia seguinte.