“Cria do Rouxinóis” assume 1ª secretaria estadual dedicada à cidadania no Brasil
Viviane Luiza da Silva tomou posse em pasta que irá abrigar as 8 subsecretarias voltadas à cidadania
O Governo de Mato Grosso do Sul criou uma secretaria específica para atender as demandas da área de cidadania. Nesta quarta-feira (3), Viviane Luiza da Silva tomou posse como titular da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), que irá abrigar as oito subsecretarias relacionadas à área. De acordo com Executivo, essa é a primeira secretaria dedicada exclusivamente à área da cidadania no Brasil.
Ao tomar posse, a nova secretária fez questão de relembrar suas origens no Bairro Rouxinóis e da infância sem luxos. Aluna de escola pública, Viviane comentou que entendeu o que era politica pública e cidadania ainda na adolescência quando teve direito ao passe estudantil gratuito.
“Eu me sinto credenciada e preparada para essa missão, pelas experiências profissionais e pela experiência da escola chamada vida, de uma pessoa que foi criada na periferia, tenho orgulho de dizer que eu sou cria da Escola Estadual Maria de Lourdes Toledo Areias e lá entendi a necessidade do olhar da inclusão. Minha mãe sempre colocava sacolinhas no meu pé para que eu não sujasse os ônibus e chegasse no centro sujando com o barro da periferia. Na minha adolescência, então, eu entendi o que era política pública de fato quando eu vibrei com o passe estudantil, que até hoje é garantido. E como diz uma grande amiga minha: ‘do conjunto dos Rouxinóis para a chefia de uma Secretaria de Estado’”, discursou Viviane.
Em relação aos trabalhos à frente da pasta, a secretária comenta que precisa dar seguimento ao planejamento estabelecido em 2023, quando ainda fazia parte da Setescc, principalmente voltado aos povos indígenas e às mulheres, entre eles o fortalecimento e estruturação da Ceam (Centro de Atendimento à Mulher) oferecendo oportunidades de emprego às vitimas de violência doméstica.
“Precisamos trabalhar na empregabilidade dessas mulheres, porque o ciclo da violência também tem que ser rompido através da independência financeira. Além disso, temos uma transversalidade com a segurança pública pensando em equipamentos que previnam a questão do feminicídio”, explicou a titular da SEC.
Ressaltando o ineditismo ao criar a secretaria, o governador em exercício José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP), ressaltou que a pasta será o braço do Estado no atendimento aos mais necessitados, atendendo uma das principais metas da atual gestão, que é de avançar “sem não deixar ninguém para trás”.
“A criação da Secretaria de Cidadania vem exatamente ao encontro dessa aspiração de não deixar ninguém para trás. Eu acredito que a secretaria dará muito mais mobilidade para buscar os recursos e as parcerias em Brasília ao orçamento do Estado para que a gente possa fazer com que, efetivamente, não seja apenas um discurso, mas seja uma prática inclusiva de que ninguém seja deixado para trás”, disse Barbosinha.
Sem prédio próprio definido, a SEC continuará em "locais improvisados”, até que seja indicado um local adequado. Segundo a secretária, a prioridade da nova secretaria será a acessibilidade e que estão estudando isso para que a nova acomodação seja em um local que atenda as pessoas com deficiências. De acordo com a edição extra do DOE (Diário Oficial do Estado) do dia 2 de janeiro, a pasta contará com orçamento inicial de R$ 9.800.195,00.
Com a posse, Viviane vai comandar uma secretaria responsável por oito áreas ligadas a direitos de cidadania, sendo elas: Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres; Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial; Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários; Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude; Subsecretaria de Políticas Públicas LGBTQIA+; Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência; Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas e Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários.
"O Governo percebeu e teve sensibilidade de separar para atender melhor os sul-mato-grossenses. Mais uma mulher num espaço importante de decisão para poder ajudar as mulheres e participar ativamente nas tomadas de decisão. Vamos trabalhar mais próximos, somos muitas as mulheres, mulheres negras, mulheres com deficiência, mulheres LGBTQIA+, mulheres ribeirinhas", comemorou Cristiane Sant'Anna, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.