Depois de Grandão e Teruel, PT quer emplacar Amarildo Cruz no Ibama
Vander atribui indicações de petistas à unidade conquistada pelo partido no Estado
Aos poucos o PT está ocupando os cargos federais em Mato Grosso do Sul. A primeira indicação aconteceu em dezembro, quando o ex-deputado federal João Grandão assumiu o cargo de delegado federal do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) no Estado. Nesta sexta-feira, o ex-deputado estadual Pedro Teruel assumiu a superintendência da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).
Agora, o partido busca a indicação do ex-deputado Amarildo Cruz para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)
O deputado federal Vander Loubet (PT) explica que a presidenta Dilma Rousseff (PT) tinha feito o compromisso de mudar. Além disso, para ele, as nomeações de indicados do partido são motivadas pela unidade conquistada com o fim das brigas entre o senador Delcídio Amaral e o ex-governador, Zeca do PT.
Vander alega que as indicações para os cargos federais fortalecem o partido para a disputa em outubro. Segundo Vander, que é pré-candidato a prefeitura de Campo Grande pelo PT, a Capital é prioridade do partido na disputa deste ano. “Quanto mais unificado, mais força teremos nacionalmente”.
O deputado federal acredita que o partido não terá problemas com o aliado, PMDB, com a saída de Flávio Britto, que é indicado do PMDB ao cargo. Vander alega que a troca já era esperada, tendo em vista que a presidência nacional da Funasa hoje é ocupada pelo petista Gilson de Carvalho Queiroz.
Entretanto, ao indicar Gilson de Carvalho ao cargo, o PT se comprometeu em manter indicados do PMDB nos cargos, o que foi quebrado hoje no Estado.
O superintendente do Ibama, David Lourenço, foi afastado do cargo depois que a Polícia Federal constatou irregularidades no criadouro de jacarés e na pousada pertencentes a Gerson Zahdi, funcionário aposentado do órgão.