Deputados voltam do Carnaval; sessão relâmpago e votação duram 13 minutos
Único compromisso oficial da semana ainda teve dificuldade para formação de quórum para apreciar projetos
Sem quórum, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa conseguiram começar oficialmente a sessão às 9h25. O horário marcado para início de trabalho sempre é às 9h. Este foi o único compromisso público da semana após o ponto facultativo de Carnaval que deveria reunir todos os 24 parlamentares.
Mas nem mesmo com a facilidade das sessões híbridas, com a liberdade dos deputados de participarem de forma virtual, foi possível ter facilidade para conseguir quórum suficiente para iniciar a votação dos projetos. A situação também deixa mais evidente o desespero da Mesa Diretora de conseguir reunir os colegas para poder iniciar a apreciação no Plenário.
"Senhor presidente, peço para aguardar um pouquinho. Tá faltando um deputado para dar o quórum. Deputado Felipe Orro parece que está chegando aqui. Gostaria de solicitar mais um minuto para o senhor", justificou o primeiro secretário, Herculano Borges (Solidariedade).
O primeiro vice-presidente, Neno Razuk (PTB), quem comandava a sessão de hoje ainda sugeriu uma forma de usar o tempo. "Vamos aguardar. Há quem queira discutir algum projeto enquanto aguardamos?", questionou. Um silêncio sepulcral seguiu durante cerca de cinco minutos na transmissão ao vivo da sessão.
"Estamos aguardando o deputado Felipe. Quero pedir para o deputado professor Rinaldo Modesto (PSDB), que ele apareça na tela também. Vai faltar um deputado para que a gente possa votar", acrescentou Herculano.
Aguardavam a ordem do dia apenas os deputados Amarildo Cruz (PT), Antonio Vaz (Republicanos), Capitão Contar (PSL), Pedro Kemp (PT) e Renato Câmara (MDB), além dos integrantes da Mesa Diretora, Neno, Herculano e Zé Teixeira (União Brasil).
Os três projetos pautados para a única votação da semana foram publicados para conhecimento dos parlamentares desde a última sexta-feira (25), mas o autor do primeiro projeto de hoje, Paulo Duarte (MDB), não compareceu. "Não estando presente o autor, passaremos ao item dois", decretou o presidente em exercício Neno Razuk.
Durante a sessão ainda foi possível acompanhar a participação de deputados que "flutuavam", entrando e saindo, para participar da votação dos dois projetos que restaram. Participaram assim Lucas de Lima (Solidariedade), João Henrique Catan (PL) e Marçal Filho (PSDB).
Ainda foi possível ver de dentro do carro, no que eles chamam de 'mandato em movimento', os deputados Mara Caseira (PSDB), Lídio Lopes (Patri) e Evander Vendramini (PP). Dividiram a mesma tela do celular, porque estavam juntos em um evento da governadoria, os deputados Barbosinha (União Brasil) e Carlos Alberto David, o Coronel David (sem partido).
O quórum só foi consolidado a partir das 9h25 e quando o relógio marcou 9h38, os dois projetos já tinha sido votados. Em apenas 13 minutos, a sessão foi encerrada. Os deputados retornam ao Plenário agora apenas na próxima terça-feira (8), às 9h. Os cidadãos podem acompanhar as sessões ordinárias ao vivo, pelas redes sociais e canal da Assembleia Legislativa.