Despedida de Amarildo Cruz começa com comoção e aplausos na Assembleia
Cerimônia de despedida começou por volta das 20h30, na Galeria dos Presidentes da Alems
Recebido sob aplausos, o corpo do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), 60, está sendo velado durante a noite desta sexta-feira (17) na Galeria dos Presidentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Acompanhado por lideranças, o discurso foi iniciado por Pedro Kemp (PT), que levou um violão para se despedir do amigo. Ao som de padre Marcelo Rossi, com "Noites Traiçoeiras", declarou: "Vocês tem que se orgulhar desse homem, pois tudo que ele fez sempre foi pensando no coletivo".
Para Kemp, a dor da partida é inesperada, forte e machuca. "O que conforta nosso coração é saber que ele era um homem de fé. A vida não termina aqui nesse caixão, ela vai continuar na vida eterna".
O presidente da Casa de Leis, Gerson Claro (PP), homenageou o parlamentar colocando as bandeiras de Mato Grosso do Sul, do PT e do Corinthians sob o caixão. A viúva, Simone Lucena, está completamente abalada e se sentou ao lado do corpo. Ela é consolada por amigos, familiares e colegas de trabalho.
Após a comoção, gritos de "Amarildo, presente!" ecoaram pelo saguão da Alems, que está lotado. No local, inúmeras coroas e flores foram enviadas por lideranças de todo o Estado.
O velório do deputado estadual é aberto ao público, mas o sepultamento será longe, em Presidente Epitácio (SP), na divisa com Bataguassu, a 349 quilômetros de Campo Grande. Amanhã, às 6h, a previsão é de que o corpo parta para São Paulo.
Morte - Amarildo estava internado deste a última terça-feira (14), no Hospital Proncor em Campo Grande. Diagnosticado com quadro viral, teve piora no estado de saúde e não resistiu.
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul decretou luto oficial de três dias. Em nota de pesar, a assessoria de Eduardo Riedel (PSDB) lembrou que nesta semana o governador esteve com o parlamentar em reunião. "Parlamentar atuante, que defendeu os interesses do Estado que escolheu para viver", declarou em nota.
A Alems também decretou luto oficial de três dias. As bandeiras, na entrada do prédio, estão a meio mastro. Amarildo estava no quinto mandato. O primeiro começou em 2006. Em 2022, foi reeleito, com 17.249 votos.
Confira a galeria de imagens: