ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 25º

Política

Em Dourados, Câmara Municipal tem 15 candidatos por vaga

Média foi divulgada ao fim do prazo de registro na Justiça Eleitoral, durante a noite desta quinta (15)

Por Gustavo Bonotto e Helio de Freitas, de Dourados | 15/08/2024 21:27
Plenário da Câmara Municipal de Dourados, durante sessão em 2020. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Plenário da Câmara Municipal de Dourados, durante sessão em 2020. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Terminou na noite desta quinta-feira (15), exatamente às 19h, prazo de registro na Justiça Eleitoral de pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador. O cadastro oficializa os nomes apresentados pelos partidos durante convenções e é um dos primeiros passos até as eleições municipais, que ocorrem em outubro.

Dourados, município a 251 quilômetros de Campo Grande, sete disputam pela prefeitura. Já na Câmara Municipal, 327 concorrem às 21 cadeiras. O número chega a 15 interessados por vaga, segundo dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Apesar de alto, o número de candidatos neste ano é menor que em 2020, quando foram 356 disputando 19 vagas. Ainda na comparação, o número de candidatos a prefeito se repetiu: foram 7 nomes em 2020.

Entre os titulares das chapas, estão o radialista e ex-deputado Marçal Filho (PSDB); o atual prefeito e candidato à reeleição Alan Guedes (PP); a ex-deputada estadual Bela Barros (PDT) - que volta à cena política após 16 anos; Beto Teles (PSOL/Rede); Tiago Botelho (PT, PC do B e PV); Racib Panage Harb (Novo); e Valderi Garcia (PCO).

Já entre os vices, há nomes notáveis. Marçal será acompanhado pela advogada Gianne Nogueira, esposa do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL). A aliança entre Partido Liberal e o ninho tucano foi “costurada” pelo ex-governador Reinaldo Azambuja, e teve aval do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Na outra frente, a chapa petista composta pelo ex-chefe da Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul tem o professor universitário aposentado Laerte Tetila, que foi prefeito de Dourados por dois mandatos (2001 a 2008) e deputado estadual.

Por fim, o Avante escolheu a servidora pública Keila Akemi Sugihara Miranda na aliança com o atual gestor, Alan Guedes. Estreante, Keila tem 43 anos, é advogada, empresária, produtora rural, esposa de médico veterinário e filha de juiz aposentado.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias