Equipe de Reinaldo define interlocutores com fundações
A equipe de transição de Reinaldo Azambuja definiu interlocutores diretos com presidentes de algumas fundações e autarquias do atual governo. A partir da próxima quarta-feira (26), não haverá mais reuniões entre as equipes e cada representante do governador eleito passará a conversar diretamente e individualmente com o titular da pasta, explicou Marcelo Miglioli, que coordena a equipe de transição. A definição dos nomes pode ser um indicativo de quais serão os futuros dirigentes de cada órgão da administração. Eles irão receber documentos e relatórios sobre cada pasta.
Presidente municipal do PSDB, Carlos Alberto de Assis ficará responsável pela interlocução com o Detran e a Fundação de Esporte. O jornalista Bosco Martins será o representante de Reinaldo no contato com a Fertel, a fundação responsável pela TV Brasil Pantanal (antiga TVE) e a rádio 104 FM. Athayde Nery irá cuidar da interlocução com a Fundação de Cultura. Sérgio de Paula foi o escolhido para receber os documentos relativos a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul).
A reunião com representantes da Fundação de Cultura, Esporte, Agepan e Fertel aconteceu nesta sexta-feira (21) na governadoria entre os titulares das pastas e os representantes do governador eleito.
Cada dirigente descreveu os principais projetos da pasta. O diretor da Agepan, Airton Rodrigues, explicou que a Agepan tem receita própria e a prerrogativa de fiscalizar o transporte rodoviário intermunicipal, a MS Gás e concessionárias federais como a Enersul. A Agência de Regulação funciona por meio de um conselho da qual tem o diretor-presidente e mais quatro membros, das secretarias de Governo, Produção, Fazenda e Administração.
Diretora-presidente da Fertel, Mariângela Yule explicou que a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão possui 120 servidores, que estão desenvolvendo trabalho em 10 municipios com 8 programas locais, sendo que cinco começaram neste ano.
Presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros contou que foram disponivilizados R$ 5 milhões para o FIC (Fundo de Investimentos Culturais) e que, em 8 anos, foram realizados 480 projetos culturais em 49 municipios do Estado. Segundo ele, a prioridade desde ano é aprovar o Plano Estadual de Cultura para que a pasta consiga receber recursos do governo federal.
Titular da Fudensporte, Jeferson Cavalcante afirmou que a fundação tem 16 atividades ao longo do ano. Eles receberam 450 projetos para análise e 121 já foram aprovados.
A secretária Thie Higuchi (Administração) afirmou que já teve contato com as secretarias para que em caráter de urgencia enviem as informações, relatórios e balanços solicitados pela equipe de transição.