Justiça Eleitoral já avaliou 11% das candidaturas registradas em MS
TRE-MS ainda falta analisar a candidatura de 7.604 políticos de 79 cidades do Estado
A Justiça Eleitoral já avaliou 11% dos registros de candidatos apresentados em Mato Grosso do Sul. Deste grupo, 938 políticos foram considerados aptos para disputa e 42 fora do páreo, em função dos pedidos indeferidos ou porque renunciaram à candidatura, nestas duas semanas de campanha.
Após o registro das candidaturas, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) faz a avaliação dos nomes disponíveis, para saber se podem concorrer ao pleito eleitoral. Nesta análise é levada em conta a “Lei da Ficha Limpa”, a filiação partidária ou se faltou documentos obrigatórios.
Os candidatos que tiverem a candidatura “indeferida” podem recorrer da decisão (Tribunal Superior Eleitoral) e assim continuar a campanha, no entanto se tiver resultado negativo depois, seus votos serão invalidados.
Em Mato Grosso do Sul foram registrados 8.584 candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. A Justiça Eleitoral ainda falta analisar 7.604 candidaturas, ou seja, 88,5% dos nomes indicados pelos partidos.
Em Campo Grande, dos 15 candidatos a prefeito, nenhum registro ainda foi avaliado pelo TRE-MS, assim como dos concorrentes aos demais cargos. Já houve dois pedidos de impugnação a Sérgio Harfouche (Avante), pelo fato dele apenas ter se “licenciado” do Ministério Público, ao invés da saída em definitivo.
Inaptos – Dos 42 candidatos considerados inaptos, 38 são de candidatos a vereador e cinco de postulantes ao cargo de vice-prefeito. Sobre o motivo de ficar fora do páreo da eleição, 37 é porque os próprios concorrentes pediram renúncia e cinco por terem os registros indeferidos.