ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 29º

Política

Meio ambiente, turismo e Rota Bioceânica são prioridades em terceira plenária

Em Bonito, população elencou pontos importantes para continuar o desenvolvimento da região nos próximos anos

Gabriela Couto | 27/06/2023 18:19
Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, discursando em plenária de Bonito. (Foto: Saul Scharmm)
Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, discursando em plenária de Bonito. (Foto: Saul Scharmm)

Os sul-mato-grossenses da região sudoeste do Estado participaram das discussões em torno da construção do PPA (Plano Plurianual) 2024-2027. No encontro realizado em Bonito, nesta terça-feira (27), foram elencados como prioridade nos próximos anos investimentos no turismo, meio ambiente, infraestrutura e Rota Bioceânica.

O encontro foi realizado na Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira, com a participação de lideranças populares, autoridades políticas e representantes da sociedade civil. Em pauta, estavam além dos projetos para Bonito, também ações para as cidades de Bela Vista, Bodoquena, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque e Porto Murtinho, que fazem parte da região.

Representando o governador no encontro, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP), afirmou que o PPA é um instrumento importante e fundamental para o planejamento dos próximos quatro anos.

"Estamos fazendo aqui uma consulta popular, sobretudo tendo a participação da população e assim teremos um documento que vai refletir as vontades de cada região. Assim, fazemos um Estado municipalista e próspero, que facilita a geração de empregos e ajuda as cidades a crescerem".

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, destacou que o planejamento é uma marca da atual gestão e que cada região tem sua prioridade. "São demandas diferentes, por isso estamos fazendo encontros regionais. Aqui em Bonito, temos o turismo, a busca por tecnologia para aprimorar o turismo, por isso temos que ouvir o clamor da população".

Ele ponderou que a intenção é que o PPA saia do papel e se transforme em melhorias à população. "Isto é municipalismo que sai do discurso e se torna ação concreta. Agora, também teremos ações mais efetivas para saúde, educação e pavimentação das cidades", completou.

Para o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), a principal preocupação da cidade é o cuidado e proteção do meio ambiente. "Precisamos de ações em todas as áreas, mas o cuidado com o meio ambiente é o principal. Precisamos da ajuda de todos, desta parceria com o Estado".

População de municípios da região sudoeste participou de forma maciça do evento. (Foto: Saul Scharmm)
População de municípios da região sudoeste participou de forma maciça do evento. (Foto: Saul Scharmm)

Reinaldo Piti (PSDB), prefeito de Bela Vista, citou a importância do planejamento de toda região para a chegada da Rota Bioceânica. "Esta integração vai desenvolver toda região. Na nossa cidade, buscamos a pavimentação da rodovia Apaporé, que vai fazer a ligação à rota e encurtar caminho a Bonito".

O prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini (PSDB), aproveitou o evento para indicar as prioridades da sua cidade. "Nosso foco é infraestrutura local, como obra na Avenida Santa Terezinha, reforma do hospital local e a construção de casas para cidade, que está precisando".

Cláudio Humberto Pagliosa (PSDB), prefeito de Caracol, também apresentou suas sugestões. "No momento, o que temos mais urgente são as obras de drenagem urbana, pois sofremos com as chuvas e inundações. Também queremos a ampliação do hospital da cidade e recapeamento das nossas ruas", citou.

PPA - O Governo do Estado está realizando uma série de encontros regionais para discutir a elaboração do PPA, que vai nortear e dar o rumo estratégico do Estado para os próximos quatro anos, nas 79 cidades.

Nesta etapa autoridades, lideranças e representantes de diferentes cidades apresentam suas demandas e prioridades, para que com estas informações o Estado possa formular suas políticas públicas para o futuro. Esta é mais uma oportunidade para o cidadão se manifestar e dizer o que precisa para seu município.

Depois de Três Lagoas, Dourados e Bonito, as discussões prosseguem para Coxim (30), Corumbá (03), Naviraí (05) e Campo Grande (07). Qualquer cidadão pode apresentar sugestões ao texto por meio do site você participa. 

Nos siga no Google Notícias