Em Três Lagoas, população elenca asfalto como prioridade no Plano Plurianual
Governo recebe a contribuição dos sul-mato-grossenses para definir políticas públicas dos próximos anos
Mais de 400 pessoas lotaram o Anfiteatro da UFMS de Três Lagoas, nesta terça-feira (20), para dar sugestões ao texto do PPA (Plano Plurianual) 2024-2027. O evento faz parte dos encontros regionais que serão realizados até julho no Estado, onde a população será ouvida.
Com slogan “Você fala. O governo ouve. Juntos, fazemos o MS dar certo”, a caravana estadual serve para ampliar a voz das entidades na elaboração das políticas públicas para esta gestão. De acordo com o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, esta primeira edição mostrou o desejo de participação das pessoas.
“Foi excelente o evento. Muita gente participou e deu para perceber que as pessoas se sentiram privilegiadas por serem ouvidas. Não tive acesso a tudo que foi pedido ainda, mas acredito que asfalto vai imperar nas reivindicações. E a meta do governador Eduardo Riedel (PSDB) é ter um Estado 100% asfaltado nos quatro anos”, acrescentou Rocha.
Sete prefeitos das cidades da região de Três Lagoas estiveram presentes, além de 40 vereadores de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
“O site voceparticipa.ms.gov.br ficará recebendo a opinião, voto e sugestões para inserir nas diretrizes do governo nos próximos quatro anos. O governador tem como meta não deixar ninguém para trás”, concluiu o secretário.
As próximas regionais serão em Dourados (23/6), Bonito (27/6), Coxim (30/6), Corumbá (3/7), Naviraí (5/7) e Campo Grande (7/7).
O que é PPA? - O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento previsto na Constituição Federal de 1988, elaborado a cada 4 anos pelos Estados e demais entes federados.
O Governo do Estado vai receber a contribuição da população para colaborar com o texto. Para responder o questionário, é preciso pensar na seguinte pergunta: "Quais as políticas públicas e ações governamentais devem ser priorizadas em seu município ou Estado?"
Nesse planejamento, serão priorizadas em quais áreas o Governo de Mato Grosso do Sul deverá investir os recursos públicos pelos próximos 4 anos, por exemplo: Educação, Saúde, Segurança Pública, etc.
É nesse instrumento que também serão incluídas as Metas a serem atingidas, os Programas que serão criados e as Ações que garantirão os recursos para a melhor execução desse plano.