Nelsinho será relator da comissão que vai acompanhar queimadas no Pantanal
Além dele, também participam do grupo Simone Tebet e Soraya Thronicke; senador do MT irá presidor comissão
O senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad (PSD) foi escolhido como relator da comissão especial externa do Senado que vai acompanhar a situação do Pantanal no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além dele, integram também o grupo as outras duas senadoras que representam o Estado na Casa, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (PSL).
A presidência da comissão ficou com o senador mato-grossense Wellinton Fagundes (PL), único do estado vizinho a participar. A reunião que definiu o colegiado foi feita de forma remota, na tarde desta quarta-feira (16).
O primeiro requerimento da equipe já foi aprovada, e se trata de uma visita a Mato Grosso, nas regiões afetadas pelas queimadas. A viagem deve ocorrer no próximo sábado (19). "Unir forças para conseguir soluções é extremamente louvável", frisa Nelsinho.
Ele ainda diz que precisamos de ações práticas e imediatas para que este momento seja superado e destaca que é preciso pressa para implementar ações em prol do Pantanal, devido a situação caótica enfrentada pelo bioma.
"De uma coisa eu tenho certeza: esta comissão vai entregar para o país uma saída, seja uma legislação ou outra solução, para que no ano que vem nós possamos estar comemorando a vida que pulsa no Pantanal", declara Simone, em entrevista Agência Senado.
Já Soraya ressalta que além dos problemas ambientais as queimadas trazem prejuízos econômicos para a região - que já teve cerca de um quarto de sua área afetada - e para o país. O Pantanal é um dos Patrimônio Natural Mundial declarados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).