Olarte diz que demissão de comissionados será a conta-gotas
O prefeito Gilmar Olarte (PP) pretende chegar a 100 demissões de ocupantes de cargos comissionados. Contudo, a exemplo de ontem, quando foram demitidos 27, o corte deve ser aos poucos. As exonerações serão publicadas no Diário Oficial do município.
“Vocês estão se preocupando muito com isso, quando quem tem que se preocupar sou eu. Vamos fazendo diariamente os cortes com critérios até chegar no número que estimamos”, declarou Olarte aos jornalistas. Nesta quinta-feira, o prefeito apresentou o novo comandante da Guarda Municipal.
O corte de comissionados começou ontem, com 27 exonerações na Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais). Outros 170 funcionários tiveram mudança de salário. O enxugamento no setor administrativo faz parte de medidas de contenção de gastos, diante de uma crise financeira.
Desde que assumiu a prefeitura, em 13 de março deste ano, o prefeito nomeou 1,5 mil servidores comissionados, que somados a outros 400 que já faziam parte do quadro de funcionários, custam R$ 12 milhões por mês aos cofres do município.
Para garantir o pagamento do 13º salário e dos contratos para obras no final deste ano, a prefeitura vai elevar o desconto e antecipar o recebimento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para dezembro, além de realizar um empréstimo de R$ 43 milhões.