PL lança 30 candidatos a vereador com Neidy confiante após aval de Bolsonaro
Coronel da PM disse à reportagem que foi sabatinada pelo ex-presidente antes de aceitar convite
O PL (Partido Liberal) oficializou o apoio à candidatura do deputado federal Beto Pereira (PSDB) ao cargo de prefeito da Capital durante convenção no início da noite desta sexta-feira (2), no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande.
O evento foi marcado pela a apresentação de Neidy Nunes Barbosa como vice na chapa tucana. A coronel da PM (Polícia Militar) recém-filiada a sigla teve o nome "escolhido a dedo" pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.
Para a imprensa, Neidy disse estar confiante para as eleições municipais marcadas para outubro. "Fui muito bem acolhida, mas ao mesmo tempo estou nervosa. Mais nervosa do que quando assumi o subcomando da PM. A responsabilidade é grande, é algo desconhecido, mas estou me dedicando para chegar junto com a população e descobrir o que, de fato, esse povo precisa. Estou confiante de que a gente vai ganhar".
Nas negociações entre PL e PSDB, uma das condições impostas por Bolsonaro era de indicar uma representante da Segurança Pública, por isso a escolha de Neidy, que até essa terça-feira (30) estava sem partido.
A coronel também pontuou que foi sabatinada pelo ex-presidente antes de ser anunciada como candidata a vice-prefeita. "Foi longa e difícil. Mas consegui provar quem eu sou, a forma que eu penso e as coisas pelas quais eu pretendo lutar. Não foi fácil ter esse aval [de Bolsonaro], mas é uma gratidão muito grande poder ter sido escolhida. Vou lutar muito por isso. E espero que esse reconhecimento também seja de todo o PL", assegurou.
Além de Neidy, a chapa apresentou os 30 candidatos ao cargo de vereador para as eleições municipais de outubro, sendo 20 homens e 10 mulheres, uma candidata mulher a mais do que exige a lei de proporcionalidade de gênero nas urnas.
"O PL tem nomes excelentes, sei que as outras chapas também, mas acho que essa eleição está sendo diferente porque há opções para a população votar. E eu estou sentindo que realmente Campo Grande vai ter uma Câmara agora, que não vai deixar as vontades do Executivo prevalecer", destacou Aparecido Portela, conhecido como "Tenente Portela", que chegou a se apresentar como pré-candidato a prefeito da Capital, mas abriu mão para apoiar a chapa tucana.
O PSDB conseguiu construir, até o momento, a maior aliança das eleições municipais em Campo Grande. Estão coligados com os tucanos, o Cidadania, que é federado, o PSB, PSD, Podemos, Republicanos, MDB, Solidariedade e PL, que indicou a vice da chapa.
Em discurso, Beto Pereira pontuou que está propondo soluções juntamente ao PL para alavancar Campo Grande. "Nós entendemos que o partido é importante, principalmente por encampar o mesmo sentimento que nós identificamos. A Capital precisa mudar. Estamos em busca de um projeto de mudança e que, ao mesmo tempo, traga maior representatividade de ideias".
Beto enfatizou que os compromissos do PSDB com o PL e o eleitorado da Capital são de tolerância zero com a criminalidade, saúde e educação digna às pessoas, desburocratização da economia e liberdade econômica. "Nós temos compromissos que são firmados para eleição, mas também para a gestão, portanto o PL vai estar junto conosco para fazer da forma que ele acredita que tem que ser feito".
Biografia - Neidy nasceu em Coxim, mas ainda criança se mudou com a família para Costa Rica, onde concluiu o ensino médio. Aos 17 anos, ela ingressou na corporação, onde atuou há mais de 30 anos.
A carreira da coronel Neidy inclui passagens pela Companhia de Trânsito, Policiamento Montado, 1° Batalhão, Comunicação Social, comando da Cavalaria, e o subcomando da PM de Corumbá e do Batalhão Rodoviário.
Um dos destaques de sua carreira é o Centro de Equoterapia da PMMS, do qual ela é uma das fundadoras desde 2002. O local oferece atendimento terapêutico com cavalos para pessoas com limitações físicas ou mentais na Capital e em outros quatro municípios sul-mato-grossenses.
Esta não é a primeira vez que ela participa da política. Na eleição de 2022, recebeu 10.972 votos e é atual suplente de deputada federal por Mato Grosso do Sul. Nas redes sociais ela se descreve como ‘cristã, casada e mãe de dois’.
Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais.