Prefeito elogia "democratização" de Rádio Clube e pede cuidados com a pandemia
Neste domingo, prefeito da Capital, Marcos Trad, compareceu em torneio de futebol amador realizado em clube
Em torneio amador de futebol nesta manhã (19), no Rádio Clube Campo, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), elogiou a abertura do local à população, marcando o fim do calendário de eventos esportivos desta modalidade na Capital, e pediu cautela com a pandemia da covid-19.
Segundo o coordenador de futebol do clube, Doca Soares, mais de 500 pessoas estiveram presentes, entre jogadores ou público, no campeonato. Foram 40 times envolvidos, divididos em quatro categorias. O local não ficou restrito a quem é filiado na associação, o que mostra, na visão do prefeito, uma democratização dos espaços coletivos.
“Antigamente, o Rádio Clube era considerado um clube de elite. De cinco anos para cá, a sua diretoria, com uma mentalidade diferente, abriu as portas para todos os atletas de Campo Grande”, diz Trad.
Ao Campo Grande News, ele ressaltou que a pandemia continua exigindo medidas de cautela, muito em função de novas variantes - como a Ômicron -, esta que foi confirmada no Brasil mas segue sem notificação oficial em Mato Grosso do Sul. “[A variante], que ainda não está consolidada mas assusta e preocupa, fez com que a gente retrocedesse em alguns eventos onde tem uma certa aglomeração. Por isso, nós estamos dando a liberdade, a flexibilidade, para as pessoas se divertirem com responsabilidade.
“Aqui existem pessoas de todas as regiões da nossa cidade. Pessoas que não são sócias do Rádio Clube e estão participando do campeonato, isso é democracia, é afirmação mais positiva que espaços esportivos não escolhem conta bancária, cor de pele ou faixa. A importância e o exemplo, de que todos nós temos direito de nos divertir.”
Do mesmo partido, o vereador da Capital, Beto Avelar (PSD), participou das partidas e ressalta que o evento é um “coroamento de todos os campeonatos amadores”. “É um coroamento e incentivo ao esporte. No Rádio, conseguimos ver pessoas que não se encontram há muitos anos, que são, assim como nós, amantes do futebol amador”.
“A pandemia restringiu muito tanto a prática de esportes de contato, igual esse. O importante é que apesar de que tem a variante da covid [Ômicron], estamos conseguindo voltar ao normal. Você vê hoje casa cheia, muita gente prestigiando o campeonato e estamos na final das quatro categorias, já ganhamos duas", disse Avelar.
Futebol amador - O coordenador de futebol, Doca Soares, destaca a importância da 13ª edição da copa de futebol do Rádio Clube, apelidada de ‘Champions League’, que é dividida nas categorias livre, de 16 a 40 anos, e nas divisões master (40 a 50 anos), super master (50 a 55 anos) e hiper master (acima de 55 anos).
“É o fechamento do calendário do futebol de Campo Grande. Tem garotos jovens, de 16 anos a 80 anos, jogando aqui. Integra toda a sociedade campo-grandense. A pandemia atrapalhou a gente fazer no ano passado, mas programamos para este ano a 13ª edição”, explica.
O presidente do Rádio Clube, Sérgio Murilo, ressalta que é um “privilégio” para o local contar com a participação de pessoas não associadas. “Ele estende esse abraço a todas as outras pessoas que não participam. Estamos presenciando uma final com dois times de fora e estamos prestigiando".
Confira a galeria de imagens: