ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Política

Senado aprova alteração na Lei de Cotas que reduz renda máxima

Proposta segue para sanção presidencial e prevê políticas de inclusão para quilombolas

Por Gustavo Bonotto | 24/10/2023 22:28
Senadores e deputados comemoram aprovação. (Foto: Marcos Oliveira)
Senadores e deputados comemoram aprovação. (Foto: Marcos Oliveira)

O Senado Federal aprovou, no fim desta terça-feira (24), uma alteração na Lei de Cotas para instituições de ensino superior que restringe o acesso de pessoas de baixa renda. O texto segue para sanção presidencial.

De acordo com o Projeto de Lei n 5.384/2020, uma das mudanças define que 50% das vagas de ingresso nos cursos de graduação serão destinadas a estudantes com renda familiar igual ou menor a um salário mínimo. No texto em vigor, o teto de renda para se beneficiar da reserva é de um salário e meio.

Além da mudança na renda máxima, a proposta também altera a funcionalidade da ampla concorrência. No ingresso, todos os candidatos disputam a vaga com base nas notas. Caso não alcance a vaga, passam a concorrer na reserva da Lei de Cotas.

O projeto, que teve votos favoráveis de Soraya Thronicke (Podemos) e Tereza Cristina (PP), também inclui quilombolas entre os perfis que têm direito ao preenchimento de vagas na mesma proporção que ocupam na população de cada estado, além de dar prioridade a outras subcotas.

Por fim, o texto prevê uma futura metodologia para atualizar anualmente os percentuais de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência em relação à população de cada estado em até três anos da divulgação, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dos resultados do Censo.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias