Simulador ajuda eleitor sobre a ordem de votação na urna eletrônica
Ferramenta foi disponibilizada pela Justiça Eleitoral para ajudar eleitor sobre a ordem de votação
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibilizou novamente o “simulador” da urna eletrônica, que vai ajudar o eleitor a “treinar” a votação deste domingo (7). Esta ferramenta ainda ajuda na chamada “colinha” que as pessoas podem levar no dia do pleito, para evitar esquecer os números dos candidatos.
O simulador também é importante para informar sobre a ordem da votação, que começa primeiro por deputado federal, depois deputado estadual, seguido pelos dois votos ao Senado, tendo por fim as escolhas para governador e presidente.
Na ferramenta, a Justiça Eleitoral coloca números e candidatos fictícios para o treinamento, não podendo “simular” com os números e candidatos reais da eleição. Ainda específica como funciona nos casos em que o eleitor prefere votar branco e nulo para determinado cargo.
A Justiça eleitoral ainda permite que o eleitor possa “treinar” tanto na simulação de primeiro, como de segundo turno, sendo que neste último as opções são apenas aos cargos de governador e presidente, já que os demais serão eleitos amanhã (7). Confira aqui o Simulador
Além da simulação da urna eletrônica, tanto a Justiça Eleitoral, como os próprios candidatos têm divulgado nas redes sociais e na televisão e rádio (quando eram permitidas), colocando a ordem de votação e explicando que são seis votos nesta eleição, tendo dois ao Senado, diferente do que foi em 2014, quando era apenas uma opção (Senado).