ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 16º

Política

Soraya tem apoio da bancada feminina para eleger mulher na presidência do Senado

Senadora se reuniu com a líder da bancada feminina na Casa, Leila Barros (PDT), na última quarta-feira (10)

Por Fernanda Palheta | 12/07/2024 16:23
Senadora Soraya Thronicke ao lado das parlamentares Eliziane Gama (PSD) e Leila Barros PDT) (Foto: Reprodução/ Redes sociais)
Senadora Soraya Thronicke ao lado das parlamentares Eliziane Gama (PSD) e Leila Barros PDT) (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

A senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke (Podemos) conquistou o apoio da bancada feminina para eleger a primeira mulher presidente do Senado Federal. A eleição acontecerá em fevereiro de 2025 e a candidata enfrentará o senador Davi Alcolumbre (União), nome escolhido para suceder o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD).

Em um vídeo publicado nas suas redes sociais nesta sexta-feira (14), Soraya destaca que o objetivo é ter equidade e paridade na Mesa Diretora do Senado e por isso se juntou a senadora Eliziane Gama (PSD), que também lançou o nome na disputa.

“Eu era a única candidata formal lançada pelo partido, Eliziane se lançou e nós nos abraçamos nesse projeto de ter a primeira mulher presidente do Congresso Nacional. No momento temos 16 senadoras, nunca tivemos esse número, e uma bancada unida”, disse.

Ao lado de Eliziane, Soraya se reuniu com a líder da bancada feminina na Casa, Leila Barros (PDT), na última quarta-feira (10). “Procuramos a líder para fazer essa proposta de que nós teríamos que nos envolver numa pauta feminina”, afirmou.

Em março, o Podemos lançou o nome de Soraya como candidata à presidência do Senado. O anúncio foi realizado durante evento do Podemos Mulher, em São Paulo.

Esta não é a primeira sul-mato-grossense a concorrer ao cargo. Em 2021, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) é a primeira mulher a concorrer à Presidência do Senado brasileiro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias