ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Política

TJ encaminha projeto à Assembleia para ampliar número de juízes

Texto começou a tramitar nesta terça-feira (19), com objetivo de aumentar auxiliares na Corregedoria-Geral

Por Gabriela Couto | 19/11/2024 15:05
TJ encaminha projeto à Assembleia para ampliar número de juízes
Placa sinalizando sede do TJMS no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Divulgação/TJMS)

A Assembleia Legislativa recebeu, nesta terça-feira (19), o projeto de lei que propõe aumentar o número de juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. O presidente em exercício do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Dorival Renato Pavan, solicitou regime de urgência na tramitação do texto.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) propôs um projeto de lei para aumentar de dois para três o número de juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça. Justifica-se a alteração pelo aumento significativo de processos e complexidade das atribuições da corregedoria nos últimos 30 anos, resultando em sobrecarga de trabalho. O aumento de um juiz auxiliar representará um impacto de R$ 113.194,40 no orçamento de 2025, visando maior eficiência e celeridade na Justiça estadual e atendimento às exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Se aprovado e sancionado, o projeto vai modificar a Lei nº 1.511, de 5 de julho de 1994, aumentando de dois para três o quantitativo de juízes auxiliares designados para a função.

Na justificativa, o desembargador argumentou que o número de juízes auxiliares na corregedoria permaneceu inalterado há 30 anos. Ele explicou que o aumento significativo no volume e na complexidade das atribuições da corregedoria tem gerado dificuldades para o atendimento eficiente das demandas.

"Desde 1994, o número de juízes auxiliares tem sido o mesmo, mas o aumento de processos e a ampliação das funções judiciais e extrajudiciais, como a gestão de sistemas, cadastro de peritos e a administração de leilões de bens apreendidos, demandam mais recursos humanos", afirmou Pavan, em mensagem anexa à proposta.

De acordo com dados apresentados, o número de processos ativos e expedientes criados na Corregedoria cresceu 82,7% entre os biênios de 2017/2018 e 2021/2022. O volume de expedientes passou de 14.560 para 26.601, evidenciando a sobrecarga de trabalho dos juízes auxiliares, que têm enfrentado dificuldades para dar conta das novas demandas com a agilidade e qualidade necessárias.

A medida também busca adequar a estrutura da Corregedoria-Geral de Justiça à crescente demanda de processos e às exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de dar maior celeridade e eficiência ao trabalho da Justiça em Mato Grosso do Sul.

Conforme declaração anexa à proposta, o aumento de mais um juiz auxiliar vai impactar R$ 113.194,40 no orçamento de 2025. O montante está adequado a previsão financeira do próximo ano.

O projeto de lei também prevê que, a cada biênio, três magistrados sejam designados para a corregedoria, dois para a vice-presidência e três para auxiliar a presidência do TJ.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias