TSE pode concluir hoje julgamento da inelegibilidade de Bolsonaro
Até agora, placar está desfavorável ao ex-presidente
Após ser suspenso ontem (30), o julgamento que poderá resultar na inelegibilidade por oito anos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será retomado às 11h (horário de Mato Grosso do Sul) e poderá ser assistido aqui.
Ele é acusado de abuso do poder político e uso indevido dos meios de comunicação, por ter atacado o sistema eleitoral brasileiro em reunião com embaixadores transmitida pela TV Brasil, em julho de 2022. A ação foi ajuizada pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista).
Já votaram o relator, ministro Benedito Gonçalves, e os ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares. O placar está desfavorável ao ex-presidente, com 3 votos pela inelegibilidade e 1 contra ela.
A próxima a votar será a ministra Cármen Lúcia (vice-presidente do tribunal). Após, votam os ministros Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes, presidente do TSE.
Vice - O vice de Bolsonaro nas Eleições 2022, Walter Braga Netto, também é acusado na ação. Três ministros votaram pela exclusão da sanção de inelegibilidade por entender que não ficou demonstrada sua responsabilidade na conduta.
As sessões para julgamento dos dois começaram na quinta-feira passada (22). Seguiram na terça-feira (27) e quinta-feira (30).
Caso julgados inelegíveis, o ex-presidente e Walter Braga Netto só poderão se candidatar a cargos políticos novamente em 2030.