ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 32º

Política

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande

Das 29 vagas, só 14 mantiveram os postulantes para o próximo ano; veja a lista

Por Gabi Cenciarelli e Gabriela Couto | 06/10/2024 21:24
Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande
Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Divulgação)

Campo Grande elegeu 29 vereadores para o próximo mandato neste domingo (6). Dentre eles, 14 vagas foram de reeleição, ou seja, vereadores que já ocupavam a vaga na Câmara. As outras 15 vagas foram preenchidas por novos políticos, e quem perdeu a vaga vai dizer "adeus" à próxima legislatura.

Dentre esses 14 vereadores que se despedem da Casa das Leis em 2025, estão nomes que já foram fortes na capital. O Campo Grande News traz uma lista com um pouco da história de cada um.

Os 14 vereadores que não conquistam a reeleição foram:

Ayrton Araújo (PT):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande

Ayrton de Araújo, vereador do PT, é vereador há mais de uma década e não se reelegeu, com 1.996 votos. Ele começou sua trajetória política como assessor parlamentar do deputado estadual Cabo Almi, o que o levou a se candidatar a vereador em 2012, sendo eleito com 3.008 votos. Desde então, ele tem se comprometido em ouvir e atender a população, focando em projetos sociais, como a implantação da fisioterapia domiciliar em Campo Grande. Reelegeu-se em 2016 com 2.834 votos e novamente em 2020 com 2.167 votos, mantendo sua dedicação ao serviço da comunidade e buscando garantir os direitos de quem mais precisa.

Betinho (Republicanos):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande

Roberto Santana dos Santos, conhecido como Betinho (Republicanos), é técnico de segurança do trabalho, assistente social e pós-graduado em Gestão Pública. Não se reelegeu para o quarto mandato, nessa tentativa saiu com 3.877 votos. Ele atua como palestrante motivacional em escolas e instituições, focando em combater a depressão e fortalecer a autoestima, tendo impactado mais de 20 mil pessoas. Suplente desde 2015, foi reeleito vereador em 2020 com 3.498 votos. Desde o início de seu mandato, criou leis e apresentou cerca de sete mil indicações, sempre buscando melhorias para a cidade e ajudando a comunidade.

Coronel Villasanti (União):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande

Alírio Villasanti Romero, conhecido como Coronel Villasanti (União) não se reelegeu com 2.601 votos. Com uma carreira de 32 anos na Segurança Pública, é bacharel em Direito e possui diversas pós-graduações em Segurança e Gestão Pública. Como vereador de Campo Grande pelo partido União Brasil desde 2021, já foi responsável pela entrega de títulos de Visitante Ilustre ao Presidente Jair Bolsonaro e ao Ministro do Turismo Celso Sabino. Antes da política, teve uma destacada carreira na Polícia Militar, comandando unidades em várias cidades, integrando o GARRAS e o DOF, e promovendo projetos sociais como o Proerd. Villasanti é defensor das escolas cívico-militares e atuou em várias funções na PM, incluindo juiz militar e diretor da Policlínica.

Dr. Loester (MDB):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande

Loester Nunes de Oliveira, o Dr. Loester (MDB), não se reelegeu com 3.333 votos  para o que seria seu quinto mandato como vereador. Ele é formado em medicina pela UFMS e atua como ginecologista obstetra, destacando-se por realizar mais de 50 mil partos ao longo de 47 anos de carreira. Sua trajetória política começou a partir de seu envolvimento social com mulheres, levando-o a exercer três mandatos como deputado estadual e quatro como vereador.

Dr. Sandro Benites (PP):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande

Sandro Trindade Benites, conhecido como Dr.  Sandro Benites (PP) não foi reeleito com 3.922 votos . Major do Exército Brasileiro e médico pediatra, chegou a licenciar-se para assumir a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em dezembro de 2022. Com uma trajetória focada na prevenção de doenças, Dr. Sandro teve atuações relevantes em diversas instituições de saúde e desenvolveu programas inovadores, como a "Terapia da Obesidade Infantil". Também se destacou no Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX), promovendo capacitação interprofissional na prevenção de intoxicações.

Edu Miranda (Avante):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande

Eduardo Lopes Miranda, conhecido como Edu Miranda (Avante), não se reelegeu com 2.783 votos. Formado em Assistência Social e Pedagogia, com pós-graduação em Políticas Públicas na Saúde da Família, também foi militar e empresário por mais de 20 anos. Atuou como assessor parlamentar e coordenador do CRAS na Vila Nasser. Como presidente de honra do projeto "Fazer o Bem Faz Bem", seu trabalho social se destacou com mais de nove mil atendimentos em 12 anos, fornecendo itens hospitalares e assessoria na saúde.

Gian Sandim (PSDB):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande

Gian Sandim foi candidato à reeleição como vereador de Campo Grande pelo PSDB nas Eleições 2024. Nascido em Campo Grande (MS) em 18/03/1982, tem 42 anos, com ensino superior completo e solteiro(a). Não foi reeleito e teve 1.214 votos.

Gilmar da Cruz (PSD):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande

Gilmar Neri de Souza, o Gilmar da Cruz (PSD), não foi reeleito após três mandatos consecutivos. Nesse ano, teve 1.556 votos. Com uma trajetória marcada pelo serviço ao próximo, Gilmar deixou sua profissão como extrusor aos 24 anos para se tornar pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, pregando o Evangelho em Minas Gerais, São Paulo e Moçambique. Ao chegar a Mato Grosso do Sul, dedicou-se a projetos sociais, fortalecendo sua conexão com a política e sua missão de ajudar a comunidade.

Professor Jorão Rocha (PP):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande


João Batista da Rocha, o Professor Rocha (PP), é formado em Educação Física pela UFMS. Foi reeleito em seu quinto mandato com 5.355 votos. Com uma longa carreira no esporte, atuou como técnico de desporto na Prefeitura por 33 anos e foi diretor do Departamento de Esportes entre 1985 e 1988. Também foi professor da rede pública de ensino e ocupou cargos como secretário municipal de Esporte e secretário estadual de Esporte. Em 1979, fundou a Academia Rocha de Judô e presidiu a Federação de Judô de MS, além de atuar como diretor técnico e vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô. Politicamente, foi presidente da Câmara Municipal entre 2018 a 2020. Na atual legislatura se licenciou para assumir o cargo de secretário municipal de Governo, da prefeita Adriane Lopes (PP).

Tiago Vargas (PP):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande


Tiago Henrique Vargas (PP), não se reelegeu. O vereador foi o mais votado na eleição passada, quando conseguiu 6.202 votos. Ex-policial civil e formado em História pela Uniasselvi, ele é o primeiro da família a concluir o ensino superior. Criado no Bairro Los Angeles, Tiago enfrentou dificuldades na adolescência, abandonando os estudos para ajudar sua família, mas retornou a estudar pelo EJA. Preparando-se para concursos públicos, trabalhou como porteiro e foi aprovado em 10 concursos da Polícia Civil, onde atuou de 2014 a 2020. Ele perdeu o cargo após acusar o ex-governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), de corrupção sem provas.

Valdir Gomes (PP):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande

Valdir João Gomes de Oliveira (PP) não se reelegeu para o terceiro mandato seguido. Este ano, teve 3.648 votos. Conhecido por sua atuação social para os idosos e para a educação, o vereador também é um carnavalesco de primeira. Nas eleições passadas teve 3.920 e na anterior 3.361 votos.

Zé da Farmácia (PSDB):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande

José Jacinto Luna Neto, conhecido como Zé da Farmácia (PSDB), não se reelegeu com 3.146 votos. Começou sua trajetória profissional como ajudante de balcão em uma farmácia, por isso leva o estabelecimento como nome de urna. Ele foi vice-presidente da Associação de Moradores das Moreninhas I e II, onde implementou ações que beneficiaram a comunidade. Sua entrada na política aconteceu em 2016, quando se candidatou a vereador pelo PROS, alcançando 2.777 votos, embora o partido não tenha atingido o quociente eleitoral. Em seu segundo mandato, Zé da Farmácia foi eleito com 4.680 votos. Chegou a ficar como suplente nas eleições de 2022, quando disputou o cargo de deputado estadual, pelo atual partido.


Marcos Tabosa (PP):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande

Marcos Tabosa foi candidato a vereador de Campo Grande pelo PP nas Eleições 2024. Nascido em Campo Grande (MS) em 21/02/1972, tem 52 anos, é servidor público municipal com ensino superior completo e casado(a). Não foi reeleito, e teve 3.484 votos.

Wiliam Maksoud (PSDB):

Veja quem são os 14 vereadores derrotados em Campo Grande

William Maksoud Neto (PSDB) não se reelegeu para seu terceiro mandato. Teve 3.597 votos. Ele é produtor agropecuário e faz parte de uma família tradicional da política na Capital. Nas legislaturas passadas se elegeu com 3.653 votos e 2.641 votos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias