ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 22º

Política

Vice-governador e secretário de Educação se reúnem com Lula hoje

Presidente reúne os três poderes para firmar pacto de segurança nas escolas

Jéssica Benitez | 18/04/2023 08:12
Vice-governador e secretário de Educação se reúnem com Lula hoje
Secretário de Educação, Helio Daher, durante coletiva de imprensa sobre segurança nas escolas (Foto Marcos Maluf/Campo Grande News)

O secretário estadual de Educação Helio Daher e o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP), estão em Brasília para participar de encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reunião ocorre com todos os chefes do Executivo estaduais e titulares das pastas de Educação para firmar pacto de segurança nas escolas.

A pauta veio à tona após ataque a uma creche em Blumenau, cidade de Santa Catarina, que culminou na morte de quatro crianças e deixou outras quatro feridas no início de abril. De lá para cá, onda de ameaças e notícias falsas tomou conta do cenário educacional em todo o país.

Como o assunto demanda força de todos os poderes, representantes da Câmara federal, Senado, ministros de várias pastas, MP (Ministério Público) e até STF (Supremo Tribunal Federal) estarão presentes. A reunião ocorre para oficializar medidas já lançadas pelo Governo Federal desde que a tragédia ocorreu.

Na semana passada, por exemplo, houve lançamento de edital de R$ 150 milhões para fortalecer e ampliar rondas especializadas nas escolas, além de outras ações de combate à violência.

A fonte do recurso é o Fundo Nacional de Segurança Pública. Decreto assinado por Lula também prevê, dentro do Ministério da Educação, grupo de trabalho interministerial que terá 90 dias para propor série de políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas.

Em Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou, também na semana passada, conjunto de medidas para tranquilizar os pais e garantir segurança de alunos e profissionais da educação. Entre elas reforço nas rondas policiais nas escolas com auxílio de helicópteros e o chamado botão do pânico que aciona a polícia em caso de ataque.

Nos siga no Google Notícias