Linha do metrô para Congonhas começará a funcionar em 2026
Vai ficar mais fácil a vida dos viajantes que visitam São Paulo. Só esperar um pouco mais para utilizar um sistema de transporte anunciado para atender a grande demanda de turistas na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. É o monotrilho da Linha 17-Ouro, ligando o Aeroporto Internacional de Congonhas à rede paulistana de transporte sobre trilhos, que começará a operar em 2026. Uma boa opção para fugir dos congestionamentos no trânsito na chegada e na volta.
A primeira composição, importada da China, chegou ao Porto de Santos na semana passada e o transporte dos equipamentos para São Paulo, realizado à noite para reduzir o impacto no trânsito, ocupou oito carretas de 30 metros de cumprimento cada. Esta semana começa a operação de montagem do trem, que deve ficar pronto em 30 dias.
Já a segunda composição dos equipamentos importados da China chegará ao Brasil ainda em 2024 e as demais unidades serão entregues ao longo de 2025, segundo o cronograma estabelecido. A obra bruta deve ficar pronta até o final de 2025, permitindo o avanço da instalação de sistemas para a abertura da linha em 2026. Cada composição do monotrilho terá cinco vagões.
Principal cidade do país, São Paulo é referência para todos os brasileiros. Não por acaso, a linha do metrô de superfície para o Aeroporto de Congonhas vem sendo aguardada não apenas pelos paulistanos, mas por todos os que visitam a cidade procedentes de outros estados do Brasil. As obras do monotrilho começaram em 2012, mas tiveram de ser paralisadas após vários problemas e contratos rescindidos com antigas empresas. Em 2026, finalmente, parece que o projeto vai ser finalizado.
História – Em 1935 foi construída a primeira pista de pouso no local que hoje abriga o aeroporto de Congonhas. Antes a cidade era atendida pelo Aeroporto Campo de Marte, localizado na zona norte, que hoje atende apenas o tráfego de helicópteros e de aviões de pequeno porte. Em 1936 a área ganhou a segunda pista de terra e logo depois foi adquirida pelo Governo de São Paulo, que iniciou a administração do aeroporto.
Em 1985 boa parte dos voos domésticos e a totalidade dos internacionais foram transferidos para o novo Aeroporto Internacional de Guarulhos. No início da década de 90 o aeroporto voltou a receber mais voos. Em 2002 começa um grande plano de reformulação e Congonhas ganha fingers, um moderno terminal de embarque e um edifício garagem.
Conforme dados do site Melhores Destinos, especializado em localizar promoções de passagens aéreas, o fato de o aeroporto de Congonhas contar com apenas um Terminal facilita a vida dos passageiros. Se localizar no Terminal é fácil, pois ele é bem dividido e sinalizado. Na ala mais ao norte está a área de check-in com 57 posições das companhias Azul, Latam, Gol, MAP e Voepass. Há placas de sinalização.
Na área central do aeroporto fica o saguão de embarque. É só subir um lance de escada que já é possível acessar a área dos portões. São 22 portões sendo 12 no 1 º andar com embarque por meio de finges e 10 portões no andar térreo com embarque remoto feito de ônibus. Na parte mais ao sul do Terminal fica a área de desembarque.