Conheça a primeira moto a diesel fabricada em série no mundo
Track T-800 CDI vem equipada com motor turbo diesel de três cilindros em linha
É isso mesmo, você não leu errado, a Track T-800 é a primeira moto movida por um motor turbo diesel, este propulsor tem três cilindros em linha e rende 50 cavalos a 4.200 rpm com torque de 10,2 kgf.m com apenas 1.800 rpm, foi projetado pela Mercedes-Benz com base no motor que equipa o pequeno Smart.
A Track Diesel Motorcycles é quem produz a moto, uma pequena fábrica que fica na costa oeste da Holanda, especializada na fabricação de motores diesel para uso em fazendas, indústrias náuticas e agora motocicletas, com um projeto especialmente concebido para o veículo de duas rodas produzido em sua linha de montagem.
Para o sucesso do projeto, que foi divulgado pela primeira vez em 2009, alguns problemas e desvantagens tiveram que ser resolvidos como: vibrações, ruídos e o peso excessivo, a fumaça preta do escape e o desempenho também foram melhorados, já aqui no Brasil, infelizmente a legislação só permite equipar motores a diesel em ônibus, caminhões, tratores, caminhonetes e veículos 4x4 com reduzida.
Uma das grandes vantagens dos motores diesel, é o alto torque (força) em baixas rotações e também a economia de combustível, em consequência autonomia maior. Segundo o fabricante a Track T-800 pesa 225 kg, tem consumo médio de 30 km/l, o tanque tem 19 litros e pode rodar até 500 km sem abastecimento.
O visual é encorpado, com carenagem, para-brisas e aparência de uma bigtrail, que lembra a XT 660 da Yamaha, a moto utiliza o câmbio automático CVT, transmissão por eixo cardã e conta com freios da marca Brembo, mas fica devendo os freios ABS, que não é oferecido nem como opcional.
Segundo dados do fabricante ela é vendida por 19.500 euros, sob encomenda, que dá pouco mais de R$ 50 mil.
O site oficial da marca é http://www.dieselmotorfiets.nl/
Veja o vídeo de divulgação da marca: