Renault lança a picape Duster Oroch
A picape inaugura um novo segmento e deve custar entre R$ 62,2 mil e R$ 72,4 mil
Inaugurando um segmento que antes não existia, o Renault Oroch chega com uma proposta diferenciada até então não explorada pelas montadoras, o modelo tem dimensões menores que as picapes médias e maior que as compactas, e deve tirar vendas da Fiat Strada e Volkswagen Saveiro nas versões topo de linha cabine dupla, e também brigará com as versões de entrada de algumas picapes médias, como Chevrolet S10 e a Ford Ranger, seguindo esta tendência a Fiat deverá lançar uma picape no ano que vem, também do mesmo porte da Oroch.
Na parte visual, a grade frontal integra nova entrada de ar, o para-choque com desenho mais robusto com acabamentos em tom cinza e os faróis com duplo refletor óptico e luzes de rodagem diurna garantem um visual imponente. De perfil, destacam-se as linhas características do Duster, o para-choque traseiro se integra perfeitamente ao design do veículo e valoriza as dimensões da caçamba. O design exclusivo das lanternas em forma de flecha instaura uma identidade forte à traseira da picape da Renault. Assim como a Duster a picape também é fabricada em São José dos Pinhais (PR), segundo a montadora foram gastos 4.800 horas de desenvolvimento e 720 mil km de testes na França, Brasil e Argentina.
No Brasil, as picapes são responsáveis por 80% do mercado de comerciais leves e por 13% do mercado total, com aproximadamente 450 mil veículos vendidos em 2014. Estes números evidenciam a importância destes modelos no mercado nacional. As vendas de picapes compactas cresceram nove vezes entre 2010 e 2014 em comparação com os veículos de passeio. No mesmo período, o volume de vendas das picapes cabine dupla aumentou 50%. Na América Latina, em 2014, o mercado de veículos utilitários representou 1,2 milhão de unidades e se consolidou como um dos mais importantes e concorridos da região.
Apesar de ser baseada no SUV Duster, a Oroch é quase completamente nova da coluna central para trás. A suspensão traseira agora é multilink, para suportar melhor o peso carregado na caçamba sem prejuízo da dirigibilidade, as dimensões são diferentes, ligeiramente maiores. São 4,69 metros de comprimento, 1,82 metros de largura, 1,69 de altura e 2,82 metros de entre-eixos.
Com chassis alongados e reforços nas colunas e travessas, o monobloco ganhou robustez e, melhor, em relação ao Duster, é 37 centímetros mais comprida, 1 cm mais alta e tem 15 centímetros a mais de entre-eixos.
A caçamba comporta 683 litros, mais do que qualquer picape compacta cabine dupla à venda no Brasil. São 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A proteção de plástico já vem de série e a tampa da caçamba suporta até 80 kg.
Na parte mecânica, a Oroch vem equipada duas opções de motores: 2.0 16V que rende 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina, com torque de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.
Já o motor 1.6 16V oferece 115 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv a 5.750 rpm com gasolina. Em torque, são 15,9 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 15,1 kgfm a 2.500 rpm com gasolina.
Há duas ofertas de câmbio. Quando equipada com o motor 1.6 16V, a picape recebe uma transmissão manual de cinco velocidades do Duster 4x2, com a quarta e quinta marchas com relações mais longas. Já a versão movida pelo 2.0 16V traz o câmbio manual de seis marchas do Duster 4x4 também com relação final encurtada.
Para reduzir o consumo, há funções como o EcoMode, que pode ser acionada por meio do botão localizado no painel central. Este modo limita a potência e o torque do motor, além de reduzir a potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de combustível.
Outro recurso da picape é o indicador de trocas de marchas, Gear Shift Indicator (GSI), o qual auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente ao sugerir quando reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características dos motores.
A picape Duster Oroch ainda traz piloto automático com limitador e controlador de velocidade, na versão Dynamique 1.6 e 2.0, e vidros com acionamento elétrico traseiro em todas as versões. A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções e abertura interna do tanque de combustível.
Segundo a montadora o Oroch começará a ser vendida com preços entre R$ 62,2 mil e R$ 72,4 mil (sem frete).
Confira abaixo todos os equipamentos em cada versão.
Expression 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas: airbag duplo, freios com ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Alumínio”, alerta sonoro de luzes acesas, rádio CD MP3 com 4 alto falantes (3D SoundbyArkamys) + USB + Bluetooth, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave com comando de travamento a distância, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), barras no teto, santantônio, protetor de caçamba. Opcionais: retrovisores externos com regulagem elétrica e faróis de neblina.
Dynamique 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas e Dynamique 2.0 16V câmbio manual de seis marchas: adiciona Media NAV Evolution com funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, faróis de neblina, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Cinza Escuro”, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro, computador de bordo, indicador de temperatura externa e vidros do motorista com comando one touch. Opcionais: bancos em couro.