Volkswagen apresenta a nova Saveiro com cabine dupla
A Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (18), em São Paulo a nova Saveiro Cabine Dupla, versão inédita da picape derivada do Gol. Apesar do espaço extra, ficou 1,5 kg mais leve na comparação com a configuração estendida. Isso por causa da utilização de novos tipos de aço na carroceria. O modelo chega com a capacidade de levar três pessoas no banco traseiro, diferente da Strada, sua única concorrente no segmento, que leva apenas duas pessoas.
Saveiro Cabine Dupla chega em setembro às concessionárias da marca no Brasil como o veículo com mais tecnologia em seu segmento. Disponível em três versões (Trendline, Highline e Cross) e com duas opções de motores.
O modelo será fabricado em São Bernardo do Campo (SP),e passa a contar com sete configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com motorização 1.6l MSI com potências de 104 cv e 120 cv (etanol).
A Saveiro Cabine Dupla marca também a estreia da versão Highline, com visual e conteúdo diferenciados. Tendo a segurança um de seus principais destaques, a picape Volkswagen traz uma série de inovações em sua categoria. Recebeu o melhor índice de reparabilidade da categoria, de acordo com o Cesvi Brasil.
Outra novidade são os vidros laterais traseiros basculantes, uma exclusividade da picape Volkswagen na categoria. O modelo também conta mais um recurso que contribui para segurança é o desembaçador do vidro traseiro. (item de série para todas as versões Cabine Dupla), também inédito no segmento.
O habitáculo da Saveiro Cabine Dupla conta com 1.339 mm de espaço para os ombros – 79 mm a mais do que o principal concorrente. O espaço interno para a cabeça também é um diferencial no segmento: a Saveiro Cabine Dupla tem 1.009 mm no banco dianteiro (23 mm a mais do que a Saveiro Cabine Estendida) e 945 mm de espaço para a cabeça no banco traseiro. O modelo oferece também mais espaço para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro, superando o modelo concorrente.
A Saveiro Cabine Dupla tem o maior comprimento livre da categoria, oferecendo uma caçamba com de 1.106 mm de comprimento no assoalho – medida 17% maior do que a Strada por exemplo. Outro diferencial no segmento é o local de instalação do pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga. Todas as versões da configuração Cabine Dupla têm distância entre-eixos de 2,75 metros e caçamba capaz de acomodar 580 litros.
A Saveiro Cross conta com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Também conta de série com o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
Outra inovação do utilitário são os freios ABS com função off-road. Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas, uma exclusividade que estreia no segmento das picapes compactas de cabine dupla. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.
Além disso o modelo também vem equipado o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem), ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração, EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial e HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa.
Em baixo do capô a Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211. Com até 120 cv (etanol), esse motor conta com quatro válvulas por cilindro, sistema de partida a frio aquecida (que dispensa o tanque auxiliar de combustível), coletor de escape integrado ao cabeçote, bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas, duplo circuito de arrefecimento e duplo comando válvulas integrado à tampa do cabeçote.
Confira abaixo os preços de cada versão:
Startline Cabine Simples 1.6 8V - R$ 35.840
Trendline Cabine Simples 1.6 8V - R$ 38.530
Trendline Cabine Estendida 1.6 8V - R$ 42.240
Cross Cabine Estendida 1.6 16V - R$ 54.990
Comfortline Cabine Dupla 1.6 8V - R$ 47.490
Highline Cabine Dupla 1.6 8V - R$ 52.720
Cross Cabine Dupla 1.6 16V - R$ 59.990