Educação à distância é também mostrar nosso afeto
A Professora Rosimeire Martins Régis dos Santos, Doutora em Educação, Professora de cursos Presencial e EAD da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande/MS, destaca para nós as suas experiências da educação online na relação do professor com o estudante no processo educativo. O estar com os estudantes no Ambiente Virtual, é também mostrar o nosso afeto, o nosso amor nas relações humanas educativas.
Algumas atitudes que o professor deve desenvolver e possuir para atender as diversas necessidades dos estudantes on-line, posso dizer que há necessidade de acolhimento, de informações, de feedback de sua atuação.
Em minhas pesquisas e na prática docente na EAD (Educação a Distância), aponto que professores mais presentes e participativos, possibilitam estudantes mais confiantes, motivados e reflexivos.
O estudante não pode se sentir sozinho, abandonado. Sabemos que as tecnologias, as interfaces que contemplam ambientes virtuais de aprendizagem, permitem ao aluno ir além da tarefa proposta, em seu ritmo próprio e estilo de aprendizagem, o aluno dispõe de recursos para avançar, pausar, retroceder e rever o conhecimento, podendo despertar para expressar as suas habilidades e competências a serviço da produção do conhecimento individual e coletivo. Para isso o professor online deve ser acolhedor, motivar o estudante a seguir em frente, instigar o processo de construção do conhecimento, ser cordial, desenvolver empatia e participar, ativamente, do processo de ensino e aprendizagem do estudante.
Na Educação a Distância, a conduta do professor influi sobre a motivação e a dedicação do estudante ao aprendizado. Às vezes as palavras textuais em um Ambiente Virtual de Aprendizagem com atitudes de atenção, cuidado e amor são as coisas mais preciosas que podemos oferecer ao estudante on-line.
*Profa Dra. Rosimeire Martins Régis dos Santos - Formada em Pedagogia, Especialista em Salesianidade, Mestre e Doutora em Educação, experiência Docente na Educação Presencial e a Distância, pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância - GETED (UCDB).