ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

A salvo, advogado acompanha guerra por jornais e estudante se encontrará com mãe

De MS, Ely Silveira e Luca Sauer estavam em Israel quando Hamas, grupo palestino, iniciou ataques surpresa

Por Anahi Zurutuza | 13/10/2023 15:52
Com sobrinho no colo, Ely Silveira curtiu noite em Florianópolis com a família (Foto: Arquivo de família)
Com sobrinho no colo, Ely Silveira curtiu noite em Florianópolis com a família (Foto: Arquivo de família)

Sãos e salvos em solo brasileiro, o advogado e jornalista, Ely Silveira, de 35 anos, e o estudante Luca Montenegro Sauer, de 20 anos, ambos de Mato Grosso do Sul, agora acompanham de longe as notícias sobre a guerra em Israel. Ely foi resgatado em voo da FAB (Força Aérea Brasileira) e desembarcou no Rio de Janeiro na madrugada de quinta-feira, 12, enquanto Luca está em São Paulo.

Do Rio, o advogado pegou voo para Florianópolis, em Santa Catarina, onde está hospedado na casa da irmã. Os pais de Ely foram encontrar com o filho também na capital catarinense. “Já me recuperei do susto. Estou com a minha família. Agora, fica só a preocupação com a situação lá, porque meus tios ficaram por lá. Estou acompanhando agora pela TV, pela internet”.

Advogado e jornalista de MS, Ely agora acompanha tudo pela TV e internet (Foto: Reprodução)
Advogado e jornalista de MS, Ely agora acompanha tudo pela TV e internet (Foto: Reprodução)

Ely estava hospedado desde o dia 2 na casa dos tios brasileiros, que moram há mais de 20 anos em Ashkelon. Como estava de férias, planejava viajar para a Croácia, no sábado, dia 7, saindo do aeroporto de Tel Aviv, localizado na costa israelense. Mas, neste mesmo dia o Hamas, grupo palestino que reivindica a retomada de território ocupado por judeus, lançou ataque surpresa contra cidades israelenses.

Com isso, o voo do sul-mato-grossense foi trocado para domingo (8) à noite e depois, cancelado e remarcado para a noite desta quarta-feira. No entanto, Ely conta que na segunda-feira (9), a companhia lhe enviou uma mensagem para procurar a embaixada do Brasil e verificar as opções de saída do país. Diante da incerteza, ele decidiu adiar os planos e voltar em avião da FAB.

Ele também contou que onde passou quatro noites possui sistema de defesa antimísseis e sistema de alerta com sirenes, mas diz que sempre há insegurança num  cenário guerra.

Já Luca Sauer estava hospedado em Ramallah, na capital administrativa da Cisjordânia, a aproximadamente 50 quilômetros da Faixa de Gaza, o epicentro do conflito. O estudante participou de um congresso internacional, apresentou um trabalho por lá e acabou surpreendido com o conflito.

Ele conseguiu embarcar em voo comercial para Dubai na terça-feira (11), mas a viagem ao encontro da família ainda não terminou. Ele chega ao Rio de Janeiro no início da noite de hoje (13), onde vai se encontrar com mãe, a fonoaudióloga Inesila Montenegro, 55 anos. Sauer é aluno do curso de História da UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói. “Mas já está tudo bem. A viagem deu certo”, afirmou Inesila à reportagem nesta tarde.

O conflito – A disputa territorial entre palestinos e judeus se arrasta por décadas, com marcos históricos e religiosos. O reinício ocorreu quando o Hamas atacou Israel no sábado. O governo israelense declarou guerra e faz operações de retaliação. É considerado o maior conflito armado na região nos últimos anos. Não há registro de brasileiros vítimas dos ataques, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

Nos siga no Google Notícias