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Cidades

Audiência apresenta viabilidade de novo anel rodoviário na BR-163

Com entrega prevista para 2026, população questiona necessidade de obras em rodovia

Gustavo Bonotto e Natália Olliver | 13/03/2023 16:29
Vereadores e responsáveis por órgãos da prefeitura estiveram presentes em audiência pública. (Foto: Natália Olliver)
Vereadores e responsáveis por órgãos da prefeitura estiveram presentes em audiência pública. (Foto: Natália Olliver)

Audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande discutiu a implantação de um novo anel rodoviário da BR-163. A obra, que teve o estudo apresentado na tarde desta segunda-feira (13), tem previsão de estar pronta em até três anos caso seja aprovada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Além da necessidade de mudança de lugar, o estudo também prevê melhorias para o trecho onde o anel está atualmente. Iluminação de 12 quilômetros, duplicação de 67 km do perímetro urbano, 18 paradas de ônibus, 9 rotatórias alongadas, 3 passarelas e 100 m de via marginal.

Pontos de interdição na BR-163. (Arte: Lennon Almeida)
Pontos de interdição na BR-163. (Arte: Lennon Almeida)

O edital de concessão da BR-163 modula a obrigatoriedade de uma nova concessionária, além de trechos exclusivos para o deslocamento de veículos pesados.

Segundo o engenheiro Gustavo de Assis, a concessionária CCR MSVias deve ficar até mais dois anos na exploração da rodovia. "Depois disso não pode mais. Foi feita uma nova licitação no trecho entre Campo Grande e Sonora. Vamos ter mais uma audiência publica em Brasília, e só depois vamos fechar o processo de contratação".

Vera Cristina Galvão Bacchi, diretora adjunta da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), pontuou que a proposta foi realizada após o crescimento da região. "Estamos crescendo e precisamos que a rodovia tenha mobilidade. Não podemos deixar que a cidade seja cortada e cria-se uma nova Campo Grande".

Para Janine de Lima, diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), o anel se torna viável pela rapidez. "O cidadão que quer cortar caminho, com o fluxo de quem tá viajando e anda a 140 km por hora e são apenas passagem ali. São reações diferentes e isso reflete em numero de mortes que vemos nos últimos anos. Esse conflito começa a ficar ruim".

Representantes de pessoas que moram na região participaram da audiência e questionam as melhorias previstas no estudo.

Carlos Henrique Faustino, presidente da Associação de Moradores do Prosa diz que "não adianta a gente enxugar gelo, temos que pensar no futuro. Fazer coisas paliativas, como essa obra, não vai beneficiar a população do Prosa e Segredo. E no fim, a comunidade é a última a saber".

"Eu moro nas proximidades do anel, e acho que a duplicação vai ser inútil. Vão ser mais pistas para causar mais trânsito, em um tempo inviável de construção, e que no final das contas não vai resolver os problemas que enfrentamos hoje. Na minha opinião, isso vai aumentar o fluxo de veículos", afirmou Cássia Fátima de Emílio, de 50 anos.

Cássia Fátima mora nas proximidades e desaprova novo ciclo de obras. (Foto: Natália Olliver)
Cássia Fátima mora nas proximidades e desaprova novo ciclo de obras. (Foto: Natália Olliver)

"Quem veio fazer o estudo não levou em conta o crescimento de Campo Grande. É difícil essa modelagem pensando em 30 anos. A duplicação está prevista para três anos e não vai separar o trafego de longa distância e o local. Nos estudos, quebramos isso e vimos que não atende para os próximos 30 anos. A gente não tem margem para errar com a BR-163. Queremos um estudo mais realista", disse Ricardo Haddad.

A audiência pode ser assistida na íntegra, clicando aqui.

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