ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Casa da Mulher Indígena é oficializada em Dourados pelo Governo Federal

Em seminário, o Governo oficializou a criação da estrutura, que deverá atender demandas de mulheres indígenas

Guilherme Correia | 05/08/2023 20:59
Fachada da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande; a estrutura deverá ser replicada em Dourados (Foto: Alex Machado)
Fachada da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande; a estrutura deverá ser replicada em Dourados (Foto: Alex Machado)

Durante o 1º Seminário Regional Diálogos para Prevenção de Violência contra as Mulheres Indígenas Kaiowá Guarani e Terena, ocorrido neste sábado (5), o Governo Federal, por meio da coordenadora-geral de Prevenção à Violência do Ministério das Mulheres, Pagu Rodrigues, oficializou o compromisso de implementar a primeira Casa da Mulher Indígena do Brasil no município, que possui o sexta maior TI (território indígena) do país.

Anteriormente, já foi divulgado pelo Ministério da Mulher que a previsão é que a obra seja iniciada em breve e entregue em 2024, com custo aproximado de R$ 16 milhões e a cerca de 10 quilômetros de distância das aldeias Jaguapiru e Bororó.

A deputada estadual Gleice Jane (PT), em visita a Brasília (DF), entregou relatório com as demandas das mulheres indígenas, destacando a necessidade de um espaço específico e especializado para abordar questões relacionadas à violência e aos desafios enfrentados por esse grupo.

"Essa conquista é de todas as mulheres indígenas que lutam diariamente por seus direitos e por uma sociedade mais justa”.

A expectativa é que a Casa da Mulher Indígena seja um centro especializado, com olhar atento às violências enfrentadas por essas mulheres, com atendimento sensível e acolhedor.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul detém a segunda maior população indígena em território brasileiro.

Nos siga no Google Notícias