ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Estado tem a diminuição mais expressiva do País nos casos de suicídios

Relatório traz ainda a questão da morte dos autores de feminicídios

Por Kamila Alcântara | 18/07/2024 14:47
Durante campanha, fitas foram amarradas na grade de pontilhão em Campo Grande, com mensagens de apoio (Foto: Caroline Maldonado)
Durante campanha, fitas foram amarradas na grade de pontilhão em Campo Grande, com mensagens de apoio (Foto: Caroline Maldonado)

O Mato Grosso do Sul registrou diminuição de - 21,4% nos casos de suicídios, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18). Conforme o relatório, 210 pessoas atentaram contra a própria vida em 2022, enquanto em 2023 foram 165. O Estado foi o que mais apresentou queda nas vítimas de suicídio no país, seguido do São Paulo (-16,5) e Sergipe (-13,5).

Há outro fenômeno destacado quando se fala em tirar a própria vida: dos 165 casos, dois deles foram de homens que haviam cometido feminicídio. Em todo país, foram 40 casos de feminicídios seguidos do suicídio do autor.

"Uma lente para enxergar esse fenômeno duplo é pensar que essas mortes seriam uma forma do agressor de exercer o controle final sobre a vítima e sobre si, escapando de eventuais consequências legais de seu ato", destaca a pesquisadora Isabella Matosinhos, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Quando falamos em óbitos no sistema prisional, saímos de cinco para seis internos que tiraram a vida. Já policiais militares e civis, o Anuário não traz registros dessas ocorrências em 2023 no Mato Grosso do Sul.

Mesmo sem constar a morte dos policiais no Estado, é importante lembrar que foi em outubro do ano passado que Israel Giron Arguelho Carvalho, de 30 anos, policial militar que era investigado por estupro, foi encontrado morto com um ferimento de arma de fogo na cabeça. A também policial militar Cássia Silva Machado, 32 anos, atirou na própria cabeça, em junho do mesmo ano, após matar o esposo.

Ajuda - O Campo Grande News aproveita para informar que na Capital o Grupo Amor Vida presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através do telefone 0800-750-5554. O horário de funcionamento é das 7h às 23h, inclusive, sábados, domingos e feriados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias