ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Força Nacional fez 24 operações em pouco mais de uma década em MS

Entre as motivações, está garantir a segurança em terras reivindicadas por indígenas

Por Cassia Modena | 18/07/2024 12:32
Força Nacional fez 24 operações em pouco mais de uma década em MS
Homens da Força Nacional enviados a Mato Grosso do Sul em 2020 (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Força Nacional fez 24 operações em Mato Grosso do Sul entre janeiro de 2013 e maio de 2024. O número está no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado hoje (18).

É apenas 3% de todas as realizadas no Brasil no período. É 637 o total de operações contabilizadas em todos os estados, no estudo.

Foi registrada uma operação em Mato Grosso do Sul entre janeiro e maio deste ano, para o efetivo atuar contra o narcotráfico na região de fronteira.

Hoje, a tropa está em solo sul-mato-grossense para ajudar a apagar e prevenir os incêndios no Pantanal. Essa operação não entrou nos registros porque começou em junho, mês em que não houve apurações para o Anuário.

Motivos - Além do combate aos crimes fronteiriços, a violência fundiária em terras reivindicadas como de posse ancestral por indígenas é uma das principais motivadoras para o envio da tropa a Mato Grosso do Sul. Autorização assim foi dada ontem (17), inclusive, para conter conflito no município de Douradina.

O Pará é o estado que mais recebeu operações em toda a série histórica: foram 110. Só este ano, já foram nove. Lá, a motivação mais frequente é também os conflitos por terras.

Finalidade e membros - A Força Nacional presta serviços para preservar a ordem pública, a segurança de pessoas e de patrimônio, além de atuar em emergências e calamidades.

É composta por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia cedidos pelos Estados. Os integrantes podem atuar em qualquer parte do território nacional, conforme pedido de governadores ou ministros de Estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias