ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Falha mecânica pode ter causado queda de helicóptero no Pantanal

Afirmação foi feita pelo comandante da Força Nacional, Aginaldo de Oliveira

Nyelder Rodrigues | 09/10/2020 18:08
A aeronave saiu de Corumbá e caiu 13 quilômetros depois (Foto: Centro Integrado de Operações Aéreas)
A aeronave saiu de Corumbá e caiu 13 quilômetros depois (Foto: Centro Integrado de Operações Aéreas)

Uma possível falha mecânica pode ter causado a queda do helicóptero da Força Nacional de Segurança na tarde de quinta-feira (8) em Porto Jofre, região pantaneira que fica na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A queda aconteceu em território mato-grossense, no município de Poconé.

Em entrevista concedida em Brasília (DF) pelo comandante da Força Nacional, coronel Aginaldo de Oliveira, ele afirmou que ainda é muito cedo para apontar uma causa, mas que um dos tripulantes da aeronave afirmou que o botão de pane acionou antes da queda.

"Ele nos relatou que o botão de pane acionou e, em 15 segundos, o helicóptero estava no chão. Foi falha mecânica, mas é muito cedo para falar", diz ao portal UOL. A aeronave decolou de Corumbá com três tripulantes.

Quem pilotava o helicóptero era o policial civil do Distrito Federal (DF), Renato de Oliveira Souza - ele foi socorrido com dores abdominais. Já o copiloto era Luiz Fernando Berberick, da Polícia Civil do Rio de Janeiro (RJ) - ele não sofreu ferimentos graves.

Já o terceiro tripulante, identificado como o segundo sargento da PM (Polícia Militar) do Rio de Janeiro, Emerson Miranda Martins, sofreu fratura exposta nas duas pernas. "Ele será trazido para o Distrito Federal", comenta Aginaldo à TV Globo do DF.

"Os outros dois tripulantes estão sob avaliação médica e assim que forem liberados, se forem voluntários, voltarão para auxiliar no combate às chamas no Pantanal", acrescenta o chefe da Força Nacional. Ele também revela que a aeronave estava segurada e será totalmente ressarcida, sem prejuízo ao erário público.

Pantanal em chamas - Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 1.774 focos de incêndio foram registrados no Pantanal entre os dias 1º e esta sexta-feira (9). No lado sul-mato-grossense, foram 1.067 focos, o que representa 60,1% dos casos. Já no lado mato-grossense são 707 ocorrências - 39,9% do total.

Nos siga no Google Notícias