ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Governo realiza "Dia D" de combate à dengue neste sábado

Ação vai ofertar serviços das 8h às 15h, no Parque Jacques da Luz, em Campo Grande

Por Gustavo Bonotto | 16/11/2023 20:50
Aedes aegypti, o principal transmissor da dengue no Brasil. (Foto: Bruno Rezende)
Aedes aegypti, o principal transmissor da dengue no Brasil. (Foto: Bruno Rezende)

Por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Governo do Estado realiza no próximo dia 18 de novembro a ação do ‘Dia D’ de combate às arboviroses – dengue, zika e chikungunya – nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Neste ano, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti para a prevenção de doenças.

Como novidade para este ano, a SES recebe o apoio da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), por meio do projeto Ação Cidadania, com a oferta de diversos serviços no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninha, em Campo Grande.

O evento alusivo ao ‘Dia D’ em Campo Grande dá o start na campanha para que os outros municípios de Mato Grosso do Sul iniciem as estratégias de ações em seus territórios. Além de promover a conscientização, a SES/MS, junto com a Fiems por meio do Projeto Ação Cidadania e com o apoio de diversos outros parceiros, realizará a oferta de serviços destinados à população das 8 horas às 15 horas.

Para o coordenador de Controle de Vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário, a iniciativa é uma forma de mobilizar indivíduos, comunidades e organizações no combate às arboviroses. “É um esforço conjunto para prevenir e controlar a disseminação das arboviroses. O Dia D é muito importante para promover a conscientização, a educação e a tomada de medidas práticas com a comunidade”.

Conforme a gerente técnica de doenças endêmicas da SES, Bianca Modafari Godoy, a Vigilância Epidemiológica desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública e o Dia D de combate às arboviroses é uma ocasião importante para destacar essa missão.

A data comemorativa do Dia D foi instituída pela Lei n. 12.235/2010 com o intuito de mobilizar iniciativas do poder público e a participação da população, para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor dos agravos. Neste sentido, a data é reservada para desenvolver campanhas educativas e de comunicação social que visam alertar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti.

Receba as principais notícias pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias