ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  27    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Grupo que fraudava até Bolsa Família para estrangeiros está na mira da PF

Até agora, segundo as investigações, foram encontradas ao menos 106 fraudes contra a União

Viviane Oliveira | 07/10/2020 06:40
Grupo que fraudava até Bolsa Família para estrangeiros está na mira da PF
Policiais federais durante operação desencadeada na manhã desta quarta-feira (Foto: divulgação/PF)

A Operação Raízes, deflagrada na manhã desta quarta-feira (7) pela Polícia Federal em Campo Grande e Corumbá, mira grupo que fraudava programas assistenciais a estrangeiros que não tinham sequer vínculo com o Brasil. Até agora, segundo as investigações, foram encontradas ao menos 106 fraudes contra a União.

No total, 60 policiais federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá. Desde o ano passado, o Núcleo de Imigração da Delegacia de Polícia Federal de Corumbá constatou que vários estrangeiros, normalmente com auxílio de “despachantes de serviços migratórios”, formalizavam o pedido de autorização de residência utilizando declarações ideologicamente falsas.

As investigações apontaram que inúmeros estrangeiros fizeram uso de autorizações obtidas de maneira fraudulenta para conseguir a emissão do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e a concessão de benefícios como o auxílio emergencial e o Bolsa Família.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato, falsidade ideológica e uso de documento falso. A Operação foi denominada “Raízes” em razão de os estrangeiros investigados terem obtido, ilegalmente, autorização de residência e outros benefícios sem terem criado quaisquer vínculos com o Brasil.

Nos siga no Google Notícias