ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Judiciário debate medidas para frear demandas predatórias durante evento em MS

TJMS sediará o 2º Encontro Nacional dos Centros de Inteligência para combater ações fraudulentas e repetitivas

Por Jhefferson Gamarra | 04/10/2023 17:23
Judiciário debate medidas para frear demandas predatórias durante evento em MS
Desembargador Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS e anfitrião do evento (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Considerado um dos exemplos nacionais, o TJMS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul) sedia, desta quarta-feira (4) até a próxima sexta-feira (6), o 2º Encontro Nacional dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário, que visa debater medidas para identificar demandas fraudulentas ou predatórias que acumulam na Justiça. O evento será realizado no Centro de Convenções de Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, e contará com a participação de ministros e magistrados de várias regiões do Brasil.

Em entrevista ao Campo Grande News, o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, destacou a relevância do estado em sediar o evento, ressaltando que Mato Grosso do Sul foi pioneiro em levantar a problemática das milhares de ações fraudulentas que acumulam no Judiciário.

“No evento, vamos abordar diversas temáticas que estão em voga, inclusive a prática da advocacia predatória. Inclusive, foi esse um dos motivos pelo qual Mato Grosso do Sul ganhou a proeminência em sediar a segunda edição do evento, pois fomos o primeiro tribunal do estado a levantar a problemática sobre ações fraudulentas. Alguns advogados daqui foram até foram presos e outros expulsos da OAB a partir de um trabalho desenvolvido aqui, que alertou para a situação”, destacou o desembargador anfitrião do encontro.

Durante os três dias de evento, estão programados painéis abordando tópicos importantes, como os centros de inteligência e o pensamento sistêmico para a solução de problemas complexos, a gestão de precedentes, a cooperação jurídica e a atuação dos Centros de Inteligência da Justiça Federal.

Para o presidente do TJMS, a solução para lidar com as demandas predatórias reside em uma gestão eficiente, combinando inteligência e tecnologia, que serão os temas centrais do encontro. "O objetivo do encontro é mobilizar o Brasil para diminuir essa prática e os prejuízos ao judiciário, defensoria e também às pessoas, principalmente as mais carentes que acabam sendo vítimas das ações predatórias", frisou Martins.

Recentemente, o Centro de Inteligência do TJMS identificou um caso em que um mesmo advogado ingressou com quase 40.000 ações em Mato Grosso do Sul e atuava de maneira semelhante em outros estados, totalizando mais de 36 mil processos.

O evento, voltado para magistrados, assessores, assistentes de gabinete e servidores do judiciário, contará com a presença do presidente da Suprema Corte do Paraguai, ministro César Manuel Diesel Junghanns, além de convidados da Justiça Federal e do Trabalho.

A abertura será marcada pela palestra magna do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enquanto o encerramento ficará a cargo do ministro corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Felipe Salomão, e da juíza do Rio de Janeiro e auxiliar da Corregedoria Nacional do CNJ, Renata Gil. Autoridades locais, como o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), também participarão do encontro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias