MS confirma 10 mortes por covid, mas número de internados é menor desde agosto
Conforme boletim de hoje, Mato Grosso do Sul tem média móvel de 343 infectados por dia e 7,7 óbitos diários
Boletim epidemiológico estadual desta quarta-feira (4) traz dez novos óbitos e 417 infectados pelo novo coronavírus, registrados em Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas. Com isso, o Estado chega a 1.622 mortes e 83.439 casos confirmados desde o início de pandemia.
A boa notícia, segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), é menor quantidade de pacientes ocupando leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com covid-19. O titular da pasta, Geraldo Resende, afirmou durante transmissão nesta manhã (4), que a quantia de hoje (239) é a menor nos últimos três meses da pandemia.
A média móvel de novos óbitos, que analisa os registros dos últimos sete dias, esteve em 8,1 na semana passada e 6,6 ontem (3). Atualmente, está ajustada em 7,4 falecimentos por dia. Se analisar de forma mais ampla, segundo o que foi dito durante transmissão pela secretária adjunta da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Christinne Maymone, depois de queda verificada recentemente, os dados apontam "leve curva ascendente".
A taxa de contágio permanece em 0.93, o que indica que se hoje forem confirmados 100 novos infectados, amanhã haverão 93 pacientes diagnosticados com a doença. A longo prazo, isso indica redução, mas se comparado ao que foi verificado na semana passada, houve aumento. Mesmo que abaixo de 1, Resende, considera que o índice esteja em "patamar alto".
Campo Grande confirmou sete mortes pela doença e chega a 693 desde o início da pandemia, além de acumular 36.659 casos confirmados da doença. Dourados e Corumbá e registraram um óbito cada.