ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Número de infrações por veículos adulterados cresce 28% no Estado

Conforme o Detran, de janeiro a junho deste ano, foram 517 infrações registradas em MS

Por Jéssica Fernandes | 18/07/2024 08:53
influencer Antônio César Rincón teve o veículo apreendido na Capital. (Foto: Redes sociais)
influencer Antônio César Rincón teve o veículo apreendido na Capital. (Foto: Redes sociais)

O Detran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) registrou aumento de 28,2% no número de infrações relacionadas a veículos com características alteradas. Em 2024, de janeiro a junho foram 517 infrações, enquanto no mesmo período do ano passado foram 403.

Semana passada, o influencer Antônio César Rincón teve o Jeep Gladiator Rubicon modelo 2023 apreendido nos altos da Avenida Afonso. O veículo está sem o CRV (Certificado de Registro do Veículo) em dia e a Polícia Militar apontou “modificações que alteram características estruturais, como suspensão, e outros, comprometem a estabilidade do veículo”.

Conduzir veículos com características alteradas configura infração grave e multa no valor de R$ 195.23, conforme o artigo 230, VII do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). O CTB, no artigo 98, também especifica que não é permitida realizar modificações em veículos sem prévia autorização do Detran.

A chefe de Controle de Veículo do Detran-MS, Karoline Albuquerque explica que a autorização é concedida se estiver de acordo com as normas vigentes.  “Depois da autorização e de executada a alteração, o proprietário do veículo deve providenciar um CSV (Certificado de Segurança Veicular) válido, emitido por uma ITL (Instituição Técnica Licenciada) em concordância com a autorização concedida pelo Detran”, explica.

Depois dessa etapa, o proprietário com o CSV em mãos deve submeter o veículo a outra vistoria. A fase é etapa obrigatória onde são verificados os elementos de identificação do veículo e constatado se as modificações são realizadas conforme a autorização expedida.

“A vistoria final é fundamental para a emissão do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e), onde as modificações serão devidamente registradas, garantindo o cumprimento da legislação”, completa a chefe de controle.

Alterações no Estado -  No último ano, segundo o órgão, a maior demanda de alteração foi relacionada à inclusão de dispositivo de segurança em caminhões basculantes e Tra/C. Já as alterações visando a customização estão inclusas o sistema de sinalização/ iluminação e a alteração dos componentes do sistema de suspensão, tanto para veículos rebaixados, quanto para aumentar a altura.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias