ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Operação que investiga facção gaúcha cumpre mandados na Capital e na fronteira

Outros seis mandados também foram cumpridos nos estados de Santa Catarina e Goiás

Adriano Fernandes | 10/02/2022 13:50
Investigadores apreendendo documentos que comprovam a atuação da facção. (Foto: Polícia Civil)
Investigadores apreendendo documentos que comprovam a atuação da facção. (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil cumpriu nesta quinta-feira (10) duas ordens de busca e apreensão em Campo Grande e duas em Ponta Porã, durante operação que investiga a prática de lavagem de dinheiro vindo tráfico de drogas através de empresas de fachada, empreiteiras e demais pessoas físicas e jurídicas integrantes de uma facção criminosa gaúcha.

Um dos locais alvo da 2ª fase da Operação Fim da Linha no Estado pertence a um contador preso no em 2021 pelos investigadores do Dracco (Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado). A busca reforça o envolvimento do criminoso, que não teve a identidade divulgada, com a criação fraudulenta de empresas de fachada para organizações criminosas.

Outros seis mandados também foram cumpridos nos estados de Santa Catarina e Goiás, no âmbito da operação. Até o momento, mais de R$ 1 milhão foram apreendidos em bens e valores bloqueados em contas correntes dos investigados. Desde a deflagração da Fim da Linha, já foram presos 26 integrantes da organização criminosa com base em Passo Fundo, no norte gaúcho, mas com "braços" em vários municípios e que mantém ligação com uma facção do Vale do Sinos, comandada por detentos.

Um dos endereços onde os agentes da Dracco estiveram. (Foto: Polícia Civil)
Um dos endereços onde os agentes da Dracco estiveram. (Foto: Polícia Civil)

A operação foi coordenada pela Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e em Mato Grosso do Sul, contou com a cooperação operacional do Dracco e da 1ª DP (Delegacia de Polícia Civil) de Ponta Porã.

Os agentes apreenderam documentos que comprovam a lavagem de dinheiro de tráfico de drogas através dos integrantes da organização criminosa, que financiava o comércio de drogas e cigarros contrabandeados para a facção criminosa gaúcha que foi alvo da primeira fase da Operação Fim da Linha.

Além do apoio do Dracco e do 1° DP de Ponta Porã, a ação teve o apoio logístico e operacional da Seopi (Secretaria de Operações Integradas), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Projeto M.O.S.A.I.C.O., viabilizando o trabalho conjunto da Polícia Civil RS com a PC dos estados de MS, através da Dracco, GO, através da Draco e SC, através da DIC.

Nos siga no Google Notícias