Após fuga de presos, Agepen muda direção do Centro de Triagem
Após a fuga de dois presos ocorrida na madrugada do último dia 18, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) mudou a direção do Centro de Triagem "Anízio Lima", em Campo Grande.
O gestor penitenciário Antônio Rubens Fernandes será substituído pelo oficial penitenciário Rinaldo José Pereira Nantes, da área de Segurança e Custódia. Antônio ocupava o cargo desde março de 2010.
A mudança na direção do presídio foi publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial do Estado.
O motivo-A fuga dos detentos foi constatada quando agentes penitenciários faziam a conferência dos presos para troca de plantão. José Pires, de 60 anos, e Adair José Belo, de 42 anos, serraram três barras de ferros da grade que dá acesso ao telhado.
Segundo informações do boletim de ocorrência, a dupla pulou o muro da unidade penal utilizando três metros de corda feita de lençóis. No documento consta ainda que o acesso às celas fica a aproximadamente 40 metros de portaria. De acordo com o registro policial, durante a fuga havia quatro agentes de serviço.
Um deles declarou à Polícia Civil que a guarnição da PM (Polícia Militar) que fica à porta do presídio estava “desguarnecida, pois não havia policiais na guarita”.
Por conta da fuga, 17 presos foram transferidos do Centro Triagem Anísio Lima para o Instituto Penal de Campo Grande para reformar a cela onde eles cumpriam pena.
De acordo com a Agepen, a cela 17 do Centro de Triagem terá a estrutura de segurança reforçada para evitar fugas. A cela abriga detentos que são ex-servidores da área da Segurança Pública e fica separada dos outros alojamentos para garantir a integridade física dos reeducandos.
A área foi ativada em outubro de 2010. Essa foi a primeira fuga registrada nesse alojamento.