Beirando os 60, público comemora reforço na imunização contra a covid
Terceira dose representa alívio, principalmente para aqueles que sofreram com a doença
A Sesau (Secretaria de Saúde de Campo Grande) anunciou nesta terça-feira (16), a disponibilidade da terceira dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com mais de 59 anos e que tomaram a segunda dose até 11 de julho. Na ala dos que estão beirando os 60, a chegada do reforço representa alívio, principalmente, entre os que sofreram com a doença.
“Estou mais aliviado, é uma segurança a mais. Fiquei cuidando o site da prefeitura ansioso pela pelo reforço. Minha família toda pegou e eu fiquei 10 dias internado, precisei até de oxigênio, foi a pior experiência do mundo e o medo de morrer foi grande”, relata o advogado Munir Sayegh, que estava no trabalho e fui correndo receber o reforço da vacina.
Mesmo sem precisar de internação, a dona de casa Je Mendes, 59 anos, comemora a segurança a mais proporcionada pela terceira dose. “Meu filho ficava cuidando a data na internet e avisou pra eu vir tomar o reforço. Peguei a doença e tive sequelas, atacou meu fígado e fiquei seis meses sem sentir gosto, graças a Deus, não precisei ficar internada”, relembra.
O movimento no ponto de vacinação montado na Seleta estava tranquilo mesmo com o novo calendário divulgado. Entre os que aguardavam, a aposentada Luely Moreira, 59 anos, disse que assim que soube que o calendário contemplava sua idade, correu para garantir a imunização. “Estava ansiosa para tomar, assisti na TV e vim fui correndo tomar, o quanto antes melhor”, resumiu.
Em Campo Grande, a imunização ocorre em 39 unidades de saúde, Seleta e também no drive-thru da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). A terceira dose também está disponível para trabalhadores da saúde e idosos, desde que tenham recebido a segunda dose até 16 de julho, e pessoas com alto grau de imunossupressão e que receberam a dose anterior há pelo menos 28 dias.
Além destes públicos, a primeira dose segue disponível para quem tem a partir de 12 anos e ainda não tomou. Já a segunda dose poderá ser aplicada em quem recebeu a primeira dose da Astrazeneca até 16 de setembro, da Coronavac até 26 de outubro e da Pfizer até 27 de outubro.
Confira abaixo os locais e públicos contemplados com a vacinação na Capital: