ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  07    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Campo Grande tem média diária de 40 crianças aguardando vaga em hospitais

Número dobrou se comparado ao final de 2022, quando eram registrados entre 10 e 20 encaminhamentos

Izabela Cavalcanti | 05/04/2023 09:08
Pais e crianças aguardando atendimento na UPA Coronel Antonino (Foto: Paulo Francis)
Pais e crianças aguardando atendimento na UPA Coronel Antonino (Foto: Paulo Francis)

Diante da epidemia de doenças respiratórias que Campo Grande tem enfrentado, as vagas em leitos pediátricos têm se tornado um desafio. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em média, 40 crianças aguardam vagas em hospitais, com diversas complexibilidades.

Mesmo com a alta demanda, a secretaria informa que em um dia consegue remanejar todos esses pacientes. Se comparar com o final de 2022, quando eram entre 10 e 20 encaminhamentos, o número dobrou.

Nas últimas semanas, Campo Grande registrou um aumento de mais de 30% na procura por atendimento nas unidades de urgência e emergência.

Para tentar minimizar a sobrecarga, foi reforçado o quadro funcional das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde), além de estabelecer 15 USFs (Unidades de Saúde da Família) como referência para atendimento de casos leves de síndromes gripais e dengue.

Contratação de leitos - A Sesau está em tratativas com hospitais filantrópicos e particulares de Campo Grande com o objetivo de contratar leitos pediátricos para atender a demanda. A previsão é de que o edital seja publicado ainda nesta semana.

A negociação mais avançada está com o Hospital El Kadri, sinalizando a disponibilidade de 30 leitos pediátricos.

De acordo com a secretaria, a medida visa assegurar que os pacientes que venham a necessitar de um tratamento intensivo tenham acesso à assistência necessária.

Nos siga no Google Notícias