Candidatos consideram nível das provas do 1º dia do Enem ”moderado”
Alguns candidatos ouvidos pelo Campo Grande News na Capital consideraram o grau de dificuldade das provas neste sábado (8), primeiro dia do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio, “moderado”. A prova de hoje testou os conhecimentos dos participantes em Ciências Humanas e e Ciências da Natureza (História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia).
O estudante Elienay Aureliano Santos, 18 anos, realizou o exame pela primeira vez esse ano. Segundo ele, o fato dele ter se preparado durante todo o ano ajudou para que ele tivesse “tranquilidade” na hora da prova.
“Eu estou me preparando há algum tempo e isso me ajudou a não ter muita dificuldade para fazer a prova. Eu não achei tão difícil, apenas algumas matérias como física e química estavam mais puxadas, o resto foi tranquilo”, disse.
A funcionário pública, Rosângela Costa, 26 anos, disse que também não sentiu muita dificuldade na prova de hoje, por “gostar mais de ciências humanas”. Ela se diz preocupada com a prova de amanhã, principalmente com a redação.
“Eu gosto bastante de humanas, mas tenho um pouco de dificuldade com a redação. Hoje eu acho que vou mais tranquilo, amanhã que quero ver”, disse.
Já a garçonete Dayane Nascimento, 25 anos, diferente dos demais candidatos, disse que teve um pouco mais de dificuldade na prova de hoje, e espera ir bem na redação para acumular uma boa nota.
“Hoje eu não fui muito bem, acho que a prova não estava tão difícil assim para quem se preparou, mas eu acho que não fui bem. Agora eu espero ir bem na prova de amanhã, e também na redação que é a que tem mais peso”, declarou.
Neste domingo, segundo dia de provas, os participantes terão cinco horas e meia para as de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira, além da Redação. Os portões dos locais de prova abrião ao meio-dia.
Enem em MS - Mato Grosso do Sul tem 162.876 pessoas inscritas para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (8) e domingo (9), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número representa um aumento de 8,18% em relação a 2013.
Com relação ao restante do país, o estado representa 1,87% de todos os candidatos. No total, são 8.721.946 inscritos em todo o país, um aumento de 21,6% em relação a 2013.