ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Consórcio Guaicurus convence Agereg que 71 ônibus são novos

Agência suspendeu determinação para que Consórcio apresentasse cronograma de substituição dos veículos

Guilherme Correia | 14/07/2023 10:58
Consórcio Guaicurus convence Agereg que 71 ônibus são novos
Alguns dos veículos estacionados em pátio da Viação Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) de Campo Grande suspendeu determinação para que o Consórcio Guaicurus apresente cronograma de substituição dos veículos até que a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) atualize a idade média da frota veicular.

A decisão foi tomada após o Consórcio Guaicurus apresentar documentos comprovando a aquisição de 71 novos ônibus para a renovação da frota. Os veículos já estão em operação e vão substituir os veículos com as idades mais elevadas.

O diretor-presidente da Agereg, Odilon de Oliveira Junior, avaliou que a empresa juntou aos autos notas fiscais que comprovam a efetiva aquisição dos veículos.

Também foi dito que 20 já estão em operação e que os restantes ainda passam por adequações necessárias e devem entrar gradualmente em operação até o fim de julho.

O órgão entende que ainda é necessário novo estudo apontando a idade média da frota veicular e o quantitativo de veículos com idade máxima ultrapassada. Desta forma, a agência vai instaurar processo autônomo para apurar tais questões.

“Entendo que a aquisição dos novos veículos não é suficiente a afastar a penalidade de advertência dada ao Consórcio, uma vez que, mesmo que se apure a regularidade da idade média da frota, fato é que à época em que a penalidade foi aplicada, a idade média da frota veicular estava em desacordo com o edital de concorrência n. 82/2012”.

O Consórcio Guaicurus ainda terá cinco dias para apresentar recurso referente a esta advertência.

Renovação - Os novos ônibus substituem os ônibus antigos, como forma de ampliar a segurança, acessibilidade e conforto. Entretanto, vale ressaltar que os veículos não têm capacidade maior, tampouco aparelhos de ar-condicionado, o que gerou críticas de usuários do transporte coletivo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias