ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prazo passa e novos 71 ônibus seguem fora de circulação em Campo Grande

Previsão informada à reportagem é que serão incluídos a partir de terça-feira

Guilherme Correia | 03/07/2023 11:41
Parte dos veículos estacionada no pátio da Viação Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Parte dos veículos estacionada no pátio da Viação Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Novos 71 ônibus que substituirão veículos mais antigos do transporte público de Campo Grande deverão integrar o sistema de forma gradativa a partir de terça-feira (4). De acordo com a prefeitura, os novos veículos ainda serão gradativamente colocados em operação a partir desta semana.

Questionada sobre quais linhas deverão ser contempladas, a prefeitura se limitou a informar que serão substituídos conforme a oferta e procura.

“Os novos veículos estão sendo liberados e entram, a partir desta semana, em operação, à medida que forem sendo concluídos o licenciamento, emplacamento, vistoria do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia] e toda parte de equipamentos eletrônicos embarcados”.

O Campo Grande News também indagou o Consórcio Guaicurus, que confirmou as mesmas informações. As linhas contempladas não foram especificadas.

Veículos na Avenida Afonso Pena durante evento de apresentação da renovação. (Foto: Marcos Maluf)
Veículos na Avenida Afonso Pena durante evento de apresentação da renovação. (Foto: Marcos Maluf)

Renovação na frota - Prefeitura e Consórcio Guaicurus anunciaram renovação de 71 novos ônibus na frota. Eles são de tamanho semelhante e têm a mesma capacidade dos que substituirão. Representam cerca de 15% dos veículos que andam pelas ruas de Campo Grande.

Segundo apurado pela reportagem junto à coordenação da empresa, as modificações são feitas no próprio estacionamento e estavam previstas para serem concluídas até 29 de junho.

Na semana passada, foi informado que não havia data para começarem a rodar pela cidade, já que motoristas também precisam receber treinamento de como operar automóveis.

Os profissionais precisam estar aptos a dirigir os carros, já que são modelos diferentes dos que substituirão. Tratam-se de veículos mais novos, da marca Marcopolo. Nenhum deles é sanfonado e têm porta do lado contrário ao motorista, assim como toda a frota campo-grandense.

Está previsto contrato de cinco anos para esses veículos, que têm acessibilidade - por meio de plataformas -, mas não possuem aparelhos de ar-condicionado, conforme compromisso de campanha do ex-prefeito Marcos Marcello Trad (PSD), o Marquinhos Trad.

Os carros têm capacidade de aproximadamente 40 passageiros sentados. Segundo anunciado pela prefeita, Adriane Lopes (PP), esta é a maior renovação da última década.

Segundo a página Ligados no Transporte, que aborda o transporte público na Capital, entrega feita em 2017 trazia 101 ônibus, ou seja, número maior que a atual.

O perfil publicou que os veículos que chegam vêm de dois tipos: curto, de 11,6 metros, e padrão, de 12,6 m. Os que saem são veículos curtos, de mesmo tamanho dos novos, mas também alguns de tipo alongado, de 13,2 metros.

Vale ressaltar que a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) determinou que, até o final deste ano, o Consórcio Guaicurus deverá renovar 184 veículos.

(*) Matéria editada às 11h44 para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias